PORTUGUÊS - 3º EM A, B, C – PROFESSORA DÉBORA - ATIVIDADE 1 – AULA 1, 2, 3, 4 - 1º BIMESTRE

  PORTUGUÊS - 3º EM A, B, C – PROFESSORA DÉBORA - ATIVIDADE 1 – AULA 1, 2, 3, 4 - 1º BIMESTRE

 



Tema:

AULA 1 – NÃO SÓ A ARTE PELA ARTE

 

AULA 2 – NADA É POR ACASO!

 

AULAS 3 E 4 - LEIO, LOGO EXISTO!

 

 

No de Aulas previstas: 10 aulas

 

Recursos Materiais:   Apostila Aprender Sempre

 

Atividade: Leitura e análise. Páginas: de 4 a 11.

 

 

Período para realização da atividade: 03/03/21

 

Avaliação: empenho na realização da tarefa.

 

Endereço eletrônico para envio da atividade ou foto da atividade feita em caderno SOMENTE por:

 

 deborabello@prof.educacao.sp.gov.br

 

Dúvidas por email ou whatsapp.

 

 



ORIENTAÇÕES:

Olá, querido aluno!

Espero que você e sua família estejam bem!

Vamos iniciar os estudos da apostila do 1º bimestre, nessa lição você estudará:

AULA 1

• Ler o gênero textual poema e associar ao contexto de produção;

• Estabelecer relações entre as informações do texto lido com outras de conhecimento prévio;

• Utilizar repertório cultural próprio para ampliar os sentidos do texto.

 

AULA 2

• Ler trechos do gênero textual romance e associá-lo ao contexto de produção, situando os aspectos históricos; • Identificar, nesse gênero textual, os efeitos de sentido decorrentes dos recursos linguísticos e semióticos que sustentam a sua organização.

 

AULA 3 e 4

• Reconhecer as marcas próprias desse gênero textual: constituição de sentidos por meio da linguagem empregada;

• Analisar aspectos do romance que o identificam como fato imaginário, porém verossímil.

• Identificar as características que definem o gênero textual romance;

 


 


Para começar, pensem e respondam em seus cadernos:

 

Qual foi a última obra literária que vocês leram? O que mais lhe chamaram a atenção nessa leitura?

 

O que caracteriza um texto literário?

 

O que vocês entendem por “romantismo enquanto expressão artística literária”?


 

Agora, convido você a retomar as aulas do CMSP, no Repositório ou nos links do youtube.

 


Por onde anda a literatura? De 09/02/21

https://www.youtube.com/watch?v=LP9BjBszmfk

 

Leio, logo existo! 11/02/21

https://www.youtube.com/watch?v=oWeJSrdNP5Q

 

 

Respondam os exercícios propostos na apostila, até a página 11.

Para ajudá-los, leiam esses textos:



O que é Literatura?

A Literatura é um tipo de manifestação artística e é conhecida como sendo a arte das/com as palavras.

Literatura é uma forma de arte. As representações artísticas tiveram início quando os seres humanos registraram desenhos e escritas rupestres nas paredes das cavernas para criar representações do mundo e da própria vida. Desde então, foram surgindo muitas manifestações artísticas a fim de (re)construir os mundos real e ficcional, registrar e representar nossa cultura e nossa história.

https://mundoeducacao.uol.com.br/literatura/o-que-literatura.htm

 

O QUE FOI O ROMANTISMO? RESUMO COM AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

1 – O que foi o Romantismo?

O Romantismo foi um movimento artístico que surgiu na Europa no século XVIII, mais especificamente na década de 1770, e durou até o século XIX. Esse movimento influenciou a literatura, a pintura, a arquitetura e a música. 

 

Qual foi o principal objetivo do romantismo?

No romantismo, a sociedade evidenciou o espírito romântico – atitude e visão de mundo centrada no indivíduo – com o objetivo de se diferenciar dos pensamentos do Iluminismo, que colocava a razão como centro do mundo e pregava a objetividade. 

 

Em grande parte do século XIX, o Romantismo e esse espírito romântico produziram teorias filosóficas e obras de artes bastante subjetivas. Os romancistas tinham a intenção de retratar o drama e as emoções humanas, os amores trágicos e os ideais utópicos.

 

2 – Contexto Histórico do Romantismo


 O Romantismo surgiu durante a Era das Revoluções – período compreendido, aproximadamente, entre 1774 e 1849 – no qual ocorreram diversas transformações políticas, sociais e econômicas no Ocidente, como a Revolução Industrial e a Revolução Francesa

·         Veja o que foi a Revolução Industrial e faça alguns exercícios sobre o tema!

Movidos por esse ideal de mudança, os artistas românticos começaram a mudar a teoria e a prática de suas artes. Além disso, a forma como essas pessoas enxergavam o mundo também começou a mudar. 

Tais transformações ultrapassaram o campo artístico e teve imenso impacto na filosofia e em toda a cultura ocidental, que passou a aceitar a emoção e os sentidos como uma forma válida de experimentar a vida.

A influência das revoluções pode ser percebida nas características de idealismo e rebeldia, que foram marcantes nas obras produzidas no período.

Da mesma forma, o escapismo e o subjetivismo, que valorizavam mais os sentimentos individuais do que os coletivos, como consequência do desgosto com a situação social, também podem ser apontados como uma influência do período histórico no Romantismo.

 

individualismo, que era outro aspecto do desse movimento, era uma característica da burguesia da época, que se tornou mais evidente a partir das revoluções do final do século XVIII.

 

3 – Quais são as principais características do Romantismo?

Levando em consideração que o Romantismo buscava se afastar dos valores tradicionais e queria se libertar da visão objetiva, a maioria de suas características são oposições diretas a esses preceitos. Veja a seguir:

Liberdade de expressão e de criação

As regras externas não importam no Romantismo. As obras desse movimento têm como principal objetivo retratar e valorizar o “eu”. Por esse motivo, os autores sentem que têm total liberdade para expressarem seus sentimentos e visão de mundo da forma como desejam. 

É importante considerar também que os pensadores e artistas românticos frequentemente recorriam à imaginação na produção das suas obras. Na literatura, por exemplo, o objetivo não era descrever o mundo como ele é, mas sim como ele poderia ser.

 

Rebeldia e Idealismo

Os autores do Romantismo tinham uma visão de mundo completamente idealizada. A realidade para esses autores era considerada desesperadora, já que eles enxergavam as regras do mundo moderno como limitações ao crescimento pessoal, político e artístico. 

 

Para eles, a pátria, a mulher e o amor são vistos não da forma como são, mas como eles acreditam que deveriam ser. Por esse motivo, a pátria é sempre perfeita. A mulher é sempre retratada como virgem, frágil, bela e submissa e além dessas características, está o inatingível. O amor é espiritual, geralmente inalcançável e a causa de grande sofrimento.

 

Assim, os artistas românticos eram idealistas e frequentemente se retratavam como heróis rebeldes, à margem da sociedade passaram a ver seu trabalho como uma forma de promover a mudança. Por esse motivo, era comum que a arte romântica também retratasse as injustiças sociais e as opressões políticas da época.

 

Individualismo 

Os autores do Romantismo consideravam que eles e seus sentimentos estavam no centro do universo. Na visão dos romancistas, seus desejos, paixões e frustrações são mais importantes do que os acontecimentos externos. 

Eles davam grande ênfase às suas características e experiências pessoais, que geralmente eram definidas por sentimentos e emoções. Dessa forma, as obras românticas eram também marcadas por um forte subjetivismo que retratava de forma fiel a visão de mundo dos autores.

Nacionalismo

Muitas obras do Romantismo exaltam os feitos dos heróis nacionais, resgatando o passado das nações, principalmente o período medieval. Também é comum a valorização da pátria. 

 

Valorização da Natureza

Para os romancistas, a natureza consistia em uma força incontrolável e transcendental. O autor romântico é fascinado pela natureza. Ele descreve as paisagens exóticas e usa, também, essa característica para exaltar sua nação.

Além disso, o autor romântico transforma a natureza em uma personagem que reflete o “eu”. Portanto, ela assume as emoções, como tristeza, e esbanja exuberância diante da alegria e das conquistas do indivíduo.

Pessimismo e Escapismo

Os romancistas, frequentemente, ficam impossibilitados de realizar os desejos do seu “eu”. Isso acaba gerando angústia, frustração, desespero, tristeza, entre outras emoções que acabam caracterizando esse estado de espírito como o “mal do século”.

 

Um fator gerado por esse pessimismo existente é a fuga da realidade que o autor não consegue suportar. A causa dessa frustração vem do contexto histórico: a Revolução Francesa promoveu mudanças, mas essas mudanças não deixaram os homens satisfeitos e nem realizou seus desejos. Dessa forma, ele sente a necessidade de escapar da realidade.

 

Devido a isso, o final de muitas obras do período do Romantismo traz a saída encontrada pelos autores para essa tristeza e para fugir da realidade. Morte, suicídio, fuga para a natureza ou a pátria são os escapes possíveis para esse mal.

Sentimentalismo

ênfase nas emoções pessoais é uma das principais características do Romantismo. O autor expressa não só os sentimentos dos personagens, mas sua própria percepção das situações e da vida.

 


 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

EDUCAÇÃO FÍSICA_3º A, B e C_ Prof. Gomes - Tema: Atividade rítmica - Manifestações rítmicas ligadas à cultura jovem: Hip-Hop, Street Dance e/ou outras

Atividade Geografia 3º A – 1º Bimestre. Prof. Janser