3º B – TECNOLOGIA – PROFESSORA DÉBORA –SEJAMOS NÓS, A VOZ DO POVO!- ATÉ 18/03.
Tema: SEJAMOS NÓS, A VOZ DO POVO!
No de Aulas previstas: 2 aulas
Recursos Materiais: Caderno.
Atividades: celular ou p.c.
Avaliação: empenho na
realização da tarefa.
Prazo para realização: enviar até 18/03/21
Endereço eletrônico para envio da
atividade ou foto da atividade feita em caderno: deborabello@prof.educacao.sp.gov.br ou WhatsApp
Habilidade: Compreender e avaliar conteúdos produzidos por meio digital,
posicionando-se de maneira ética e crítica.
ORIENTAÇÃO:
Olá, querido aluno!
Espero que você e
sua família estejam bem!
Vamos retomar a aula do Centro de Mídias, como título:
02/03/21 - 3ª série do EM - Tecnologia
- Sejamos nós, a voz do povo
Agora, convido você
a retomar as aulas do CMSP, no Repositório ou nos links do youtube.
https://www.youtube.com/watch?v=gjI1UH6HEVk
LEIA:
As Nações Unidas
reconhecem a comunicação como um direito humano, assegurado pelo Art. 19 da
Declaração Universal dos Direitos Humanos, que diz: “todo indivíduo tem direito
à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser
inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem
consideração de fronteiras, informações e ideias por qualquer meio de
expressão”.
Mas o que
é mídia?
As mídias
são os instrumentos e meios de comunicação de grande alcance (jornais, rádio,
TV...). As mídias tradicionais são apenas propagadoras de informação, sem que
haja uma participação direta do público.
Por exemplo,
você assiste à TV, mas não pode interagir e dar sua opinião durante a
transmissão de um jornal.
Tipos de
mídia
•
Off-line:
são as mídias
tradicionais, nas quais não há conexão com a internet, como televisão, rádio,
jornais e revistas impressas.
•
Digital: como
o próprio nome diz, são mídias com conexão e uso amplo da tecnologia, como sites,
blogs, jornais e revistas digitais e redes sociais.
•
Externa: a
mídia externa está nos espaços públicos, como pontos de ônibus. Exemplos:
cartazes em locais de grande circulação, letreiros e outdoors.
Mídias
comunitárias e alternativas
A comunicação
comunitária vai além de informar. Tem como objetivo estimular moradores
a analisarem situações-problema de sua comunidade e se desafiarem a
enfrentá-las, propondo ações concretas através da elaboração de um projeto
coordenado por seus representantes comunitários. Dessa forma, criam-se
condições e espaços para a prática do que chamamos de protagonismo
popular.
Na
comunicação popular, ninguém é detentor único do conhecimento e todo
mundo tem algo a compartilhar. Assim, a comunicação comunitária pode ser
usada como ferramenta para a construção de uma educação política e
conscientizadora. A COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA SE TORNA UMA VIA DE MÃO DUPLA.
Fonte: Politize, Comunicação comunitária e o diálogo
com a comunidade, 2019.
Disponível em:
https://www.politize.com.br/comunicacao-comunitaria/ Acesso em 26 fev.2021
ATIVIDADE
1-
1- Você sente que os meios de comunicação conversam com a sua realidade?
2- 2- Quais meios você utiliza para se informar?
c
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