3º B – TECNOLOGIA – PROFESSORA DÉBORA –SEJAMOS NÓS, A VOZ DO POVO!- ATÉ 18/03.

 Tema: SEJAMOS NÓS, A VOZ DO POVO!

No de Aulas previstas: 2 aulas 

Recursos Materiais: Caderno.  

Atividades: celular ou p.c. 

Avaliação: empenho na realização da tarefa. 

Prazo para realização: enviar até 18/03/21 

Endereço eletrônico para envio da atividade ou foto da atividade feita em caderno:  deborabello@prof.educacao.sp.gov.br ou WhatsApp 11910992747

 Habilidade: Compreender e avaliar conteúdos produzidos por meio digital, posicionando-se de maneira ética e crítica.

 

ORIENTAÇÃO:

Olá, querido aluno!

Espero que você e sua família estejam bem!

Vamos retomar a aula do Centro de Mídias, como título:

 02/03/21 - 3ª série do EM - Tecnologia - Sejamos nós, a voz do povo

Agora, convido você a retomar as aulas do CMSP, no Repositório ou nos links do youtube.

https://www.youtube.com/watch?v=gjI1UH6HEVk

 

LEIA:

As Nações Unidas reconhecem a comunicação como um direito humano, assegurado pelo Art. 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que diz: “todo indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e ideias por qualquer meio de expressão”.

Mas o que é mídia?

As mídias são os instrumentos e meios de comunicação de grande alcance (jornais, rádio, TV...). As mídias tradicionais são apenas propagadoras de informação, sem que haja uma participação direta do público.

Por exemplo, você assiste à TV, mas não pode interagir e dar sua opinião durante a transmissão de um jornal.

Tipos de mídia

      Off-line: são as mídias tradicionais, nas quais não há conexão com a internet, como televisão, rádio, jornais e revistas impressas.

      Digital: como o próprio nome diz, são mídias com conexão e uso amplo da tecnologia, como sites, blogs, jornais e revistas digitais e redes sociais.

      Externa: a mídia externa está nos espaços públicos, como pontos de ônibus. Exemplos: cartazes em locais de grande circulação, letreiros e outdoors.

Mídias comunitárias e alternativas

A comunicação comunitária vai além de informar. Tem como objetivo estimular moradores a analisarem situações-problema de sua comunidade e se desafiarem a enfrentá-las, propondo ações concretas através da elaboração de um projeto coordenado por seus representantes comunitários. Dessa forma, criam-se condições e espaços para a prática do que chamamos de protagonismo popular

Na comunicação popular, ninguém é detentor único do conhecimento e todo mundo tem algo a compartilhar. Assim, a comunicação comunitária pode ser usada como ferramenta para a construção de uma educação política e conscientizadora. A COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA SE TORNA UMA VIA DE MÃO DUPLA.

Fonte: Politize, Comunicação comunitária e o diálogo com a comunidade, 2019.

Disponível em: https://www.politize.com.br/comunicacao-comunitaria/ Acesso em 26 fev.2021

ATIVIDADE

1-    1- Você sente que os meios de comunicação conversam com a sua realidade?

2-  2- Quais meios você utiliza para se informar?

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