Atividade 2 - 3ª Série A - EM - Geografia - Prof. Janser entregar até 15/03/21 - Regionalização do espaço mundial.

 

Ensino Médio: 3ª Série A – 1º Bimestre; Atividade 2.

Habilidade do Currículo Paulista: Comparar e diferenciar os critérios de regionalização mundial, considerando as intencionalidades sociais, políticas e econômicas que as envolvem.

Unidade temática: Regionalização do espaço mundial.

Habilidade do Currículo Paulista: Estabelecer a diferenciação entre os objetivos e as funções dos diferentes organismos econômicos internacionais.

Unidade temática: O Brasil no sistema internacional.

Regionalização do Espaço Mundial

O mundo habitado pelos seres humanos, no qual eles se organizam e produzem modificações, é o espaço mundial, um espaço amplo que inclui áreas ou regiões muito diferentes entre si.

Como dividir (regionalizar) esse mundo, para melhor estudá-lo e organizá-lo?

Quando observamos o mapa-mundí, vemos que quase toda a superfície da Terra está regionalizada em Estados-nações. Algumas áreas inóspitas, como a Antártica, ainda não foram divididas em países, mas se tornaram áreas de influência de outros países para pesquisas científicas. Essas áreas despertam interesse em vários países do mundo, pela possibilidade de conter matérias-primas como jazidas de petróleo.

 “Para estudar o mundo, é comum regionalizá-lo, ou seja, dividi-lo em regiões que tenham características importantes em comum. Para isso, é preciso estabelecer critérios de divisão.”

 

Apesar das diferenças culturais, econômicas, políticas e sociais, sempre existem alguns traços comuns que permitem classificar os países em grupos ou conjuntos regionais.

Os critérios mais utilizados são aqueles que dividem o espaço mundial:

  • Em continentes;
  • De acordo com as paisagens naturais;
  • De acordo com o tipo de industrialização desenvolvida pelos países;
  • Em países ricos e pobres;
  • De acordo com as grandes associações econômicas e comerciais (blocos regionais ou econômicos) 
  • De acordo com a cultura dos povos.

 

As formas de regionalizar o mundo com base em fatores físicos ou naturais são as divisões por continentes e por paisagens naturais. Ambas se baseiam na natureza, e não na sociedade, porque consideram os elementos naturais como elementos diferenciadores.
A separação da Europa e da Ásia, por exemplo, utiliza critérios étnicos/culturais (forma de colonização, etnias) e critérios de natureza geológica (Montes Urais separando a Rússia asiática da Rússia europeia e o Cáucaso, que separa essa região citada da Ásia).
Os continentes originaram-se, de acordo com a história geológica da Terra, da divisão da superfície terrestre em partes líquidas (oceanos e mares) e partes sólidas (continentes e ilhas).
As paisagens naturais, como a zona temperada, o mundo tropical ou as áreas desérticas, foram criadas pela dinâmica natural: a circulação atmosférica, as relações do clima com o relevo e os solos e a própria distribuição ou regionalização climática.
De acordo com o nível de desenvolvimento, os países também podem ser reunidos em dois grandes grupos: países desenvolvidos (Norte rico) e países subdesenvolvidos (Sul pobre).

Regionalização

É delimitar as regiões do planeta de acordo com critérios de semelhança. Na prática, quer dizer reunir numa mesma região as parte dos planeta que possuam características em comum. Essa estratégia facilita o estudo e o entendimento do problema a ser estudado (lembra da sistematização de Ciências?).

Os critérios de regionalização podem ser naturais (clima, relevo, vegetação, temperatura etc) ou socioculturais (idioma, religião, desenvolvimento econômico, alinhamento político etc).

Seguem alguns exemplos variados de regionalização do espaço mundial:



Regionalização de acordo com um critério sociocultural, países onde se fala a Língua Portuguesa.

Regionalização Norte-Sul: critério socioeconômico, divide o mundo entre países desenvolvidos (em azul, no “Norte”) e os não desenvolvidos (em vermelho, no “Sul”)

Regionalização de acordo com o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), critério socioeconômico.

Regionalização por continentes, critério majoritariamente natural.

Regionalização de acordo com as zonas climáticas, critério natural.

O Brasil no sistema internacional

O Brasil conseguiu mudar de forma significativa o seu comércio exterior, fato ocorrido nas últimas décadas, até os anos 60 o país tinha produção restrita à exportação de produtos primários, tais como café, que no início do século era responsável por 70% de toda exportação do país, e posteriormente outros produtos ganharam destaque, como cacau, algodão, fumo, açúcar, madeiras, carnes, minérios (principalmente ferro e manganês).
Hoje a economia é mais complexa e diversificada, apresentando exportações de produtos industrializados e processados (semimanufaturados), calçados, suco de laranja, tecidos, combustíveis, bebidas, alimentos industrializados, caldeiras, armamentos, produtos químicos, veículos de todo tamanho e suas respectivas peças de reposição e aviões.

O Brasil possui muitos parceiros comerciais, com destaque para os seguintes mercados: toda União Europeia, principalmente Alemanha, Itália, França, Espanha e Holanda, além de Estados Unidos, Argentina, Japão, Paraguai, Uruguai, México, Chile, China, Taiwan, Coréia do Sul e Arábia Saudita.

Atividades:

01-

O mundo é atualmente dividido entre países do Norte e países do Sul. Sobre essa divisão, assinale a alternativa correta:

a) A divisão Norte-Sul não se trata de dividir o mundo em dois hemisférios, mas em ordenar a diferenciação entre os países ricos (majoritariamente localizados no Sul) e os países pobres (majoritariamente localizados no Norte).

b) O norte se caracteriza por ter um PIB (Produto Interno Bruto) superior ao dos países do Sul, entretanto, as desigualdades sociais e os índices de miséria são mais acentuados.

c) A inclusão da Austrália e da Nova Zelândia no eixo dos países do Norte é errônea, uma vez que esses países pertencem ao Hemisfério Sul.

d) A desigualdade mundial fica latente quando se observa que os países do Norte detêm 60% da riqueza mundial e apenas 26% da população total do globo terrestre.

e) A divisão Norte-Sul é imutável, não havendo possibilidades de nenhuma nação subdesenvolvida se tornar desenvolvida e vice-versa.

02-

Cite algumas formas de regionalizar o mundo e seus critérios :


Atenção: as atividades deverão ser enviadas até o dia 15/03 no e-mail: jansersteffen@prof.educacao.sp.gov.br

Comentários

Mensagens populares deste blogue

EDUCAÇÃO FÍSICA_3º A, B e C_ Prof. Gomes - Tema: Atividade rítmica - Manifestações rítmicas ligadas à cultura jovem: Hip-Hop, Street Dance e/ou outras

Atividade Geografia 3º A – 1º Bimestre. Prof. Janser