Atividades Prof Mayara -Historia 3° Anos: A ,B,C

 

Olá   Alunos do 3° Anos:  A ,B,C

Orientação 

Nome e Serie 

Data da Atividade

Tirar a Foto na Horizontal ( Deitado ) e na Claridade

Atividade escrito a Caneta 


Professora: Mayara –Historia

Email: mayaraevelyn@prof.educacao.sp.gov.br

Watssap (11)910119854 para tirar duvidas

Entrega 15/03/2021

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL E REVOLUÇÃO RUSSA INTRODUÇÃO O historiador Nicolau Sevcenko4 utiliza uma imagem bastante interessante para pensarmos o mundo hoje e nossa relação com a tecnologia, a de um loop em uma montanha russa, ou seja, passamos por períodos de extremo otimismo a quedas vertiginosas! Vamos pensar historicamente: no século XIX e início do século XX, observamos que os países ocidentais europeus, após os processos de industrialização (1ª e 2ª Revolução Industrial), asseguraram fontes de energia, armamentos, meios de transporte e comunicação nunca vistos, mas, de repente, numa derrocada, percebeu-se que toda essa tecnologia poderia gerar destruição e mortes em massa, chegamos à Grande Guerra Mundial. Sevcenko, afirma que, ao iniciar o século XXI, o homem ocidental sentiu-se novamente no novo “topo” dessa montanha russa, agenciada pela tecnologia, os espaços não são mais os mesmos e perdemos a referência do tempo5 . Ao sairmos da montanha russa, aturdidos, desordenados, percebemos o que significa esse “passeio”. Não há como sair dele quando em movimento, estamos expostos aos seus riscos e forças que nos conduzem a algum lugar...Qual seria esse lugar? Vamos pensar juntos?

 

Contextualização: Com a política imperialista no século XIX e a superioridade industrial da Inglaterra, França, Alemanha, dentre outros países, os europeus viviam a chamada Belle Époque (1890-1914), já que havia benefícios materiais advindos da indústria. No entanto, em busca de hegemonia, alguns países europeus possuíam conflitos nessa empreitada, como a França, que havia perdido território para Alemanha, na guerra Franco-Prussiana em 1871 (Alsácia-Lorena), assim como também disputava com os alemães a posse do Marrocos. A Alemanha havia se tornado uma potência industrial, competindo igualmente com a Inglaterra, e tinha interesse em construir uma estrada de ferro de Berlim a Bagdá, que lhe daria acesso aos recursos naturais do Oriente Médio. O Império Turco-Otomano, em declínio, enfrentava inúmeros movimentos nacionalistas6 , na região dos Balcãs, viabilizando a anexação Bósnia-Herzegovina ao Império Austro-húngaro, e a Sérvia pretendia criar a “Grande Sérvia”, ao ocupar territórios dos austríacos e dos turcos. O Império Russo apoiava movimentos separatistas, tendo em vista uma saída na região pelo mar Mediterrâneo, o que gerou tensões com a Áustria-Hungria, que possuía um império multinacional de austríacos, alemães, húngaros, romenos, italianos e eslavos.




 Vamos criar um mapa mental.

a)     Realize uma pesquisa prévia para a proposta de ideias e apresentem os aspectos que levaram a Primeira Guerra Mundial. Abaixo, temáticas que podem ser abordadas nesse mapa mental.  Atividade, e em agrupamentos, discuta com seus(suas) colegas. Feito isso, organizem suas ideias e apresentem os aspectos que levaram a Primeira Guerra Mundial. Abaixo, temáticas que podem ser abordadas nesse mapa mental.


 

MOVIMENTOS

SEPARATISTAS

 

 

COMPETIÇÃO

INDUSTRIAL

 

EXPANSIONISMO

TERRITORIAL

 

REVANCHISMO

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

EDUCAÇÃO FÍSICA_3º A, B e C_ Prof. Gomes - Tema: Atividade rítmica - Manifestações rítmicas ligadas à cultura jovem: Hip-Hop, Street Dance e/ou outras

Atividade Geografia 3º A – 1º Bimestre. Prof. Janser