Atividades Prof Mayara -Historia 3° Anos: A ,B,C
Olá Alunos do 3° Anos: A ,B,C
Orientação
Nome e Serie
Data da Atividade
Tirar a Foto na Horizontal ( Deitado ) e na Claridade
Atividade escrito a Caneta
Professora:
Mayara –Historia
Email: mayaraevelyn@prof.educacao.sp.gov.br
Watssap
(11)910119854 para tirar duvidas
Entrega 15/03/2021
PRIMEIRA
GUERRA MUNDIAL E REVOLUÇÃO RUSSA INTRODUÇÃO O historiador Nicolau Sevcenko4
utiliza uma imagem bastante interessante para pensarmos o mundo hoje e nossa
relação com a tecnologia, a de um loop em uma montanha russa, ou seja, passamos
por períodos de extremo otimismo a quedas vertiginosas! Vamos pensar historicamente:
no século XIX e início do século XX, observamos que os países ocidentais
europeus, após os processos de industrialização (1ª e 2ª Revolução Industrial),
asseguraram fontes de energia, armamentos, meios de transporte e comunicação
nunca vistos, mas, de repente, numa derrocada, percebeu-se que toda essa
tecnologia poderia gerar destruição e mortes em massa, chegamos à Grande Guerra
Mundial. Sevcenko, afirma que, ao iniciar o século XXI, o homem ocidental
sentiu-se novamente no novo “topo” dessa montanha russa, agenciada pela
tecnologia, os espaços não são mais os mesmos e perdemos a referência do tempo5
. Ao sairmos da montanha russa, aturdidos, desordenados, percebemos o que
significa esse “passeio”. Não há como sair dele quando em movimento, estamos
expostos aos seus riscos e forças que nos conduzem a algum lugar...Qual seria
esse lugar? Vamos pensar juntos?
Contextualização: Com a política
imperialista no século XIX e a superioridade industrial da Inglaterra, França,
Alemanha, dentre outros países, os europeus viviam a chamada Belle Époque
(1890-1914), já que havia benefícios materiais advindos da indústria. No
entanto, em busca de hegemonia, alguns países europeus possuíam conflitos nessa
empreitada, como a França, que havia perdido território para Alemanha, na
guerra Franco-Prussiana em 1871 (Alsácia-Lorena), assim como também disputava
com os alemães a posse do Marrocos. A Alemanha havia se tornado uma potência
industrial, competindo igualmente com a Inglaterra, e tinha interesse em construir
uma estrada de ferro de Berlim a Bagdá, que lhe daria acesso aos recursos
naturais do Oriente Médio. O Império Turco-Otomano, em declínio, enfrentava
inúmeros movimentos nacionalistas6 , na região dos Balcãs, viabilizando a
anexação Bósnia-Herzegovina ao Império Austro-húngaro, e a Sérvia pretendia
criar a “Grande Sérvia”, ao ocupar territórios dos austríacos e dos turcos. O
Império Russo apoiava movimentos separatistas, tendo em vista uma saída na
região pelo mar Mediterrâneo, o que gerou tensões com a Áustria-Hungria, que
possuía um império multinacional de austríacos, alemães, húngaros, romenos,
italianos e eslavos.
a) Realize uma pesquisa prévia para a
proposta de ideias e apresentem os aspectos que levaram a Primeira Guerra
Mundial. Abaixo, temáticas que podem ser abordadas nesse mapa mental. Atividade, e em agrupamentos, discuta com
seus(suas) colegas. Feito isso, organizem suas ideias e apresentem os aspectos
que levaram a Primeira Guerra Mundial. Abaixo, temáticas que podem ser
abordadas nesse mapa mental.
MOVIMENTOS SEPARATISTAS |
COMPETIÇÃO INDUSTRIAL |
EXPANSIONISMO TERRITORIAL |
REVANCHISMO |
Comentários
Enviar um comentário