PORTUGUÊS - 3º EM A, B, C – PROFESSORA DÉBORA - ATIVIDADE 2- 1º BIMESTRE
Temas:
02/03/21 - 3ª série do EM -
Língua Portuguesa - Causa e consequência
25/02/21 - 3ª série do EM -
Língua Portuguesa - É notícia!
23/02/21 - 3ª série do EM -
Língua Portuguesa - O que é mobilidade pra você?
18/02/21 - 3ª série do EM -
Língua Portuguesa - Contando contos...
N. de Aulas previstas: 10 aulas
Recursos Materiais: Apostila Aprender Sempre
Atividade: Leitura e análise. Páginas: de 13 a 23.
Período para realização da atividade: 18/03/21
Avaliação: empenho
na realização da tarefa.
Endereço eletrônico para envio da atividade ou foto
da atividade feita em caderno SOMENTE por:
deborabello@prof.educacao.sp.gov.br
Dúvidas por email ou whatsapp: 11910992747
CMSP – aulas transmitidas:
02/03/21 - 3ª
série do EM - Língua Portuguesa - Causa e consequência
https://www.youtube.com/watch?v=T8dnDxgbDYI&t=1347s
25/02/21
- 3ª série do EM - Língua Portuguesa - É notícia!
https://www.youtube.com/watch?v=WHIgTqB8qnM
23/02/21 - 3ª
série do EM - Língua Portuguesa - O que é mobilidade pra você?
https://www.youtube.com/watch?v=2n5pircCZoo
18/02/21 - 3ª
série do EM - Língua Portuguesa - Contando contos...
https://www.youtube.com/watch?v=0qcNtVI5USs&t=1325s
ORIENTAÇÕES:
Olá, querido aluno!
Espero que você e sua família estejam
bem!
Vamos prosseguir os estudos da
apostila Aprender Sempre do 1º bimestre.
ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS |
|
PÁGINA
(S) |
ATIVIDADE
(S) |
AULA 5,
pág. 11 a 13 |
Leia o
excerto da obra Senhora, de José de Alencar para responder as perguntas. |
Aula 6 - Pág.
13, 14 e 15 |
Leia o conto
Adão e Eva, de Machado de Assis e responda às questões. |
Aula 7 e 8 -
Pág. 15 e 16 |
Crie um
conto, uma narrativa curta, com um conflito único, contendo os elementos
(personagens, enredo, conflito, tempo e espaço). Seu texto deve ser digitado
para compor um e-book. |
AULA 1- pág.17 |
Leia os
textos e responda às questões. |
AULA 2- pág.19 |
Produza um
texto dissertativo de até 10 linhas apresentando o posicionamento sobre o
tema “Mobilidade Urbana: a bicicleta, uma solução”, utilizando argumentos e
dados. |
AULA 3- pág.20 |
Leia as manchetes
e reescreva as manchetes mostrando sua opinião dos temas abordados. |
AULA 4- pág.22 e 23 |
Leia o texto e responda os exercícios. |
EXPLICAÇÃO
AULA 5, pág.
11 a 13
Nessa aula continuaremos o
estudo do Romance, da fase do Romantismo. Leia o excerto da obra Senhora, de
José de Alencar para responder as perguntas.
Essa obra mostra uma
mulher à frente da sociedade dela, pois ela quer o controle de sua vida. Enquanto romance urbano, um retrato da Corte ou da sociedade
fluminense na segunda metade do século 19. Ou seja o texto focaliza a época em
que o próprio escritor viveu, trazendo uma crítica as relações movidas pelo
interesse financeiro.
AULAS 6, 7, 8
- pág.
13 a 15
Antes de tentar fazer a lição dessas
aulas, leia a explicação a baixo:
Qual é a diferença entre um conto e um romance?
O gênero literário conto é
estruturado como uma narrativa curta que envolve apenas um
conflito. Nessa perspectiva, o momento de maior tensão do gênero é chamado
de clímax. Além disso, embora não seja uma regra, é comum que o
conto apresente: poucos personagens; espaço ou cenário limitado; recorte
temporal reduzido.
Já o Romance é a
forma literária pertencente ao gênero narrativo e que apresenta uma história
completa, ou seja, um conflito mais elaborado
no Enredo ou trama sendo uma narrativa mais longa, além de conter os elementos
básicos de um texto narrativo: tempo, espaço e personagens.
O que é intertextualidade?
A intertextualidade é o
fenômeno relacionado ao processo de produção de textos que faz referência
(explícita ou implícita) aos elementos existentes em outro texto, seja a nível
de conteúdo, forma ou de ambos: forma e conteúdo.
Dicas de vocabulário
relacionado a essa lição:
Pentateuco- é uma expressão grega que significa "cinco
rolos" ou livros. Compreende, na Bíblia sagrada, os cinco primeiros livros
do Antigo Testamento.
Celeuma- algazarra, gritarias.
Brainstorm- é uma palavra da língua inglesa que pode ser traduzida
como “tempestade de ideias”.
Atividades
Aula 6
Pág. 13, 14 e 15 – Leia o conto Adão e Eva, de
Machado de Assis e responda às questões.
Aula 7 e 8
Pág. 15 – Crie um conto, uma narrativa curta, com
um conflito único, contendo os elementos (personagens, enredo, conflito, tempo
e espaço). Seu texto deve ser digitado para compor um e-book.
SEQUÊNCIA DE
ATIVIDADES 2
AULA 1- pág.17
Nessa aula, vamos refletir sobre a mobilidade urbana
e aprender analisar um texto argumentativo, ou seja, de opinião.
Leia os textos e responda às questões.
AULA 2- pág.19
Produza um texto
dissertativo de até 10 linhas apresentando o posicionamento sobre o tema
“Mobilidade Urbana: a bicicleta, uma solução”, utilizando argumentos e dados.
AULA 3- pág.20
Nessa aula, vamos analisar Manchetes.
Manchete - título
de notícia ou artigo, em letras grandes e vistosas, na primeira página de um
jornal ou de uma revista 2. notícia mais importante de um noticiário na
televisão ou na rádio.
Leia as manchetes e reescreva as
manchetes mostrando sua opinião dos temas abordados.
AULA 4- pág.22 e 23
Anote em seu
caderno:
Tipos de
conectivos
Referenciais
Pronomes e/ou
palavras sinônimas que estabelecem relações com termos, ou seja, se referem à
palavra citada anteriormente.
EX: Pronomes
(ela, ele, isto, este...)
Sequenciais
São elos
coesivos ou conectivos que unem orações, períodos ou parágrafos de modo a
estabelecer uma sequência lógica, como um mecanismo linguístico que une
as partes do texto.~
EX: Mas, no
entanto, além disso, apesar de etc.
Se você quiser
saber mais sobre conectivos entre nesse link
https://blog.imaginie.com.br/conectivos-para-redacao/
Leia o texto e
responda os exercícios.
Comentários
Enviar um comentário