O HOMEM COMO SER DE NATUREZAE DE LINGUAGEM FILOSOFIA 3 ANO A PROF WILSON

 

 

3ª atividade filosofia 3 ano A

Texto 1 –  

            Todos os homens são “filósofos” Antonio Gramsci, um filósofo italiano do século passado, já alertava para a necessidade de se combater o preconceito muito difundido de que a Filosofia é uma atividade intelectual muito difícil e, por isso, restrita a uma minoria de inteligência supostamente privilegiada. Isso porque, para ele, num certo sentido, “todos os homens são ‘filósofos’”, pois, de algum modo, todas as pessoas, sem distinção, independentemente de seu grau de escolaridade, lidam, convivem, trabalham com a Filosofia e a utilizam no seu dia a dia, mesmo que não se apercebam disso. Afinal, a Filosofia está presente “na linguagem, no senso comum, no bom senso, na religião”, enfim, “em todo sistema de crenças, superstições, opiniões, modos de ser e agir” que caracteriza o que convencionalmente se denomina de “folclore”1 e do qual todos participam2 .

                      A Filosofia está presente na linguagem porque esta não é pura e simplesmente um amontoado de “palavras gramaticalmente vazias de conteúdo”. Ao contrário, ela é um “conjunto de noções e conceitos determinados”3 , muitos dos quais derivados da Filosofia, como vimos nas frases apresentadas. Portanto, a Filosofia está presente na linguagem que utilizamos, mesmo que não tenhamos consciência disso. Daí por que, para Gramsci: “Linguagem significa também cultura e filosofia (ainda que no nível do senso comum)”.4

                  O senso comum é o conjunto de valores, crenças, opiniões, preferências, que constitui a nossa visão de mundo e que orienta nossas ações e escolhas cotidianas. Em geral é assimilado acriticamente, sem qualquer questionamento. A exemplo do que acontece com a linguagem, muitos desses valores e crenças têm origem na Filosofia, mas nós os assimilamos espontaneamente, sem nos darmos conta de sua origem. Simplesmente pensamos e vivemos de uma determinada maneira, acreditamos em certo grupo de valores, defendemos alguma posição política, ideológica ou religiosa, e assim por diante, sem, no entanto, nos preocuparmos em fundamentar nossas opiniões. Ao contrário, contentamo-nos com argumentos superficiais, muitas vezes até inconsistentes ou contraditórios.

                O “bom senso”, por sua vez, “é algo que se contrapõe ao senso comum” e, nesse sentido, “coincide com a filosofia”5 . Enquanto o senso comum é acrítico, espontâneo, irrefletido, o bom senso implica refletir, tomar consciência de que os acontecimentos possuem uma dimensão racional e que, portanto, devem ser compreendidos e enfrentados também de forma racional, a fim de se obter uma orientação consciente para a ação, evitando se deixar levar por “impulsos instintivos e violentos”.6

           Esse “bom senso” é o que Gramsci chamou de “núcleo sadio do senso comum”.7 Ou seja, mesmo no nível do senso comum é possível refletir, pensar de maneira crítica sobre a realidade, tomar consciência dela e agir de modo coerente com essa consciência. E isso, de certo modo, já é “filosofar”, pelo menos um filosofar ao nível do senso comum. De L fato, não é raro vermos pessoas simples, às vezes com pouca ou nenhuma escolaridade, que revelam um entendimento aguçado e bem elaborado da realidade em que vivem.

                   Finalmente a Filosofia está presente na religião porque também na experiência religiosa nos deparamos com questões e conceitos (Deus, alma, morte etc.) que foram e continuam sendo objeto da reflexão e da elaboração dos filósofos.

                  Portanto, se a Filosofia está contida na linguagem, no senso comum, no bom senso e na religião, podemos dizer então que ela está presente em todas as dimensões da vida humana, sendo, portanto, familiar a todas as pessoas. Afinal, toda atividade humana, mesmo aquelas que são predominantemente práticas (as diversas formas de trabalho manual, por exemplo), é sempre acompanhada de um pensar, de um saber, em suma, de um trabalho intelectual, racional, reflexivo. É nesse sentido que podemos afirmar que “todos os homens são ‘filósofos’”.

 Folclore: do Inglês, folk = povo, nação + lore = conhecimento tradicional, instrução, educação. Portanto, o termo “folclore” pod

 

 

Texto 2 – Bom conselho

Chico Buarque

Ouça um bom conselho

Que eu lhe dou de graça

Inútil dormir que a dor não passa

Espere sentado

Ou você se cansa

Está provado

Quem espera nunca alcança

Venha meu amigo

Deixe esse regaço

Brinque com meu fogo

Venha se queimar

Faça como eu digo

 

 

Se conselho fosse bom não se dava de graça. É só dormir que a dor passa.

Quem brinca com fogo acaba se queimando. Quem espera sempre alcança.

Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço.

Pense duas vezes antes de agir. Devagar se vai ao longe.

Quem semeia vento colhe tempestade.

Faça como eu faço

Aja duas vezes

Antes de pensar

Corro atrás do tempo

Vim de não sei onde

Devagar é que não se vai longe

Eu semeio vento

Na minha cidade

Vou pra rua e bebo a tempestade

 

 

 

1. À luz dos conceitos de senso comum e bom senso extraídos do texto apresentado, comente o

significado que têm para você os seguintes ditados:

 

Se conselho fosse bom não se dava de graça.

 

É só dormir que a dor passa.

 

Quem brinca com fogo acaba se queimando.

 

Quem espera sempre alcança.

 

Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço.

 

Pense duas vezes antes de agir. Devagar se vai ao longe.

 

Quem semeia vento colhe tempestade.

 

 

 

2. Em seguida, compare-os à versão em que aparecem na canção Bom conselho, de Chico Buarque, e responda:

a) O que a inversão, efetuada por Chico Buarque, provoca nos ditados?

 

b) O que foi preciso ao compositor para chegar ao resultado por ele obtido?

 

             c) Como os conceitos de senso comum e bom senso podem ser associados a essas duas versões dos ditados?

 

 

Entregar até 22/04

wildamblei2@yahoo.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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