Professor Janser - Geografia - 3ºA - Atividade 3 - Revisão dos conteúdos - Envio de fotos das atividades até 12/04/21 através do e-mail jansersteffen@prof.educacao.sp.gov.br
Regionalização do mundo - Revisão dos conteúdos
Ensino Médio: 3ª Série A – 1º Bimestre.
Habilidade do Currículo Paulista: Comparar e diferenciar os critérios de regionalização mundial, considerando as intencionalidades sociais, políticas e econômicas que as envolvem.
Unidade temática: Regionalização do espaço mundial.
Atividade 1
Diferencie as concepções de Estado, Governo e Nação.
Atividade 2
Com o final da Guerra Fria, o mundo vislumbrou o estabelecimento de uma nova Ordem Mundial, o que provocou muitas discussões e debates. Sobre essa questão, julgue as alternativas:
I. Com o fim da Bipolaridade, o mundo tornou-se multipolar, devido ao crescimento de algumas superpotências e de blocos econômicos que atualmente rivalizam com os Estados Unidos, a exemplo da União Europeia, do Japão e, mais recentemente, da China;
II. Após a Guerra Fria, o mundo tornou-se unipolar, pois, para muitos analistas, não há mais nenhuma potência capaz de fazer frente aos Estados Unidos.
III. Com o fim da União Soviética, o mundo passou a ser chamado de unimultipolar, uma vez que apenas os Estados Unidos se consolidaram como potência militar, mas no campo tecnológico e econômico, Japão, China e União Europeia também exercem papel de destaque no cenário mundial.
Sobre as afirmações acima, assinale:
a) Apenas a afirmativa I é verdadeira.
b) Apenas a afirmativa II é verdadeira.
c) Apenas a afirmativa III é verdadeira.
d) Todas estão incorretas.
e) Todas estão corretas.
Atividade 3
O mundo é atualmente dividido entre países do Norte e países do Sul. Sobre essa divisão, assinale a alternativa correta:
a) A divisão Norte-Sul não se trata de dividir o mundo em dois hemisférios, mas em ordenar a diferenciação entre os países ricos (majoritariamente localizados no Sul) e os países pobres (majoritariamente localizados no Norte).
b) O norte se caracteriza por ter um PIB (Produto Interno Bruto) superior ao dos países do Sul, entretanto, as desigualdades sociais e os índices de miséria são mais acentuados.
c) A inclusão da Austrália e da Nova Zelândia no eixo dos países do Norte é errônea, uma vez que esses países pertencem ao Hemisfério Sul.
d) A desigualdade mundial fica latente quando se observa que os países do Norte detêm 60% da riqueza mundial e apenas 26% da população total do globo terrestre.
e) A divisão Norte-Sul é imutável, não havendo possibilidades de nenhuma nação subdesenvolvida se tornar desenvolvida e vice-versa.
Regionalização do Espaço Mundial, Revisão dos conteúdos
Ensino Médio: 3ª Série A – 1º Bimestre; Atividade 2.
Habilidade do Currículo Paulista: Comparar e diferenciar os critérios de regionalização mundial, considerando as intencionalidades sociais, políticas e econômicas que as envolvem.
Unidade temática: Regionalização do espaço mundial.
Habilidade do Currículo Paulista: Estabelecer a diferenciação entre os objetivos e as funções dos diferentes organismos econômicos internacionais.
Unidade temática: O Brasil no sistema internacional.
Atividade 1
Brasil tem o 5º Big Mac mais caro do mundo
Lanche só é mais barato que na Noruega, Venezuela, Suíça e Suécia. Índice Big Mac mostra que real é a 5ª moeda mais cara entre 44 países.
(G1, 23/01/2014).
Diante da notícia apresentada e com base em seus conhecimentos sobre a economia brasileira, é possível afirmar que:
a) o Índice Big Mac revela o aumento do custo de vida no Brasil em função das constantes e ininterruptas valorizações do dólar frente ao real na última década.
b) com um Big Mac mais caro, o Brasil pode ser considerado como um dos países que menos assimilaram o processo de Globalização estruturalmente.
c) o Brasil investe majoritariamente na economia nacional, desfavorecendo intencionalmente empresas multinacionais.
d) o real é a quinta moeda mais valorizada do mundo em relação ao dólar.
e) o Brasil é o quinto país que mais cobra impostos sobre alimentos no mundo.
Atividade 2
“É comum dividir os produtos agrícolas brasileiros em duas categorias: as ‘culturas de pobre’, nas quais se incluem o feijão, o milho, a mandioca e boa parte da produção do arroz; e as ‘culturas de rico’, como são conhecidas as plantações de cana-de-açúcar, café, soja, algodão, trigo, etc.”
(VESENTINI, J. W. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Editora Ática, 2012. p.595.)
Sobre as duas categorias apresentadas no texto, assinale o que for correto:
a) a “cultura do pobre” pode ser considerada como a principal atividade agrícola na economia do Brasil, em virtude de esse ser um país emergente.
b) a “cultura do rico” é um fenômeno recente na economia agrícola brasileira.
c) a relação entre as culturas do rico e do pobre no espaço agrário brasileiro sempre estiveram em equilíbrio em termos de apropriação do espaço geográfico.
d) a “cultura do rico” envolve, geralmente, gêneros para a exportação e abastecimento industrial, enquanto a “cultura do pobre” envolve, em maior parte, produtos para consumo interno.
e) a “cultura do rico” recebe esse nome por ser conduzida por grandes cooperativas, enquanto a “cultura do pobre” é conduzida, geralmente, por empresários individuais.
Atividade 3
As regiões brasileiras exercem diferentes papéis no que diz respeito à “divisão inter-regional do trabalho”, ressaltando-se que:
a) a Região Sudeste, coordenando o mercado nacional, caracteriza-se por ser exportadora unicamente de produtos provenientes do setor primário.
b) A Região Sul desempenha um papel eminentemente industrial como fornecedora de produtos do setor secundário
c) A Região Norte caracteriza-se pela exportação de matérias-primas de origem diversa, com destaque para os minérios.
d) A Região Nordeste, mesmo com seus problemas endêmicos, consegue ser fornecedora de alimentos para a força de trabalho de outras regiões.
e) A Região Centro-Oeste caracteriza-se principalmente pela exportação de produtos agrícolas com destaque para o cacau e o fumo.
Atenção: as atividades deverão ser enviadas no e-mail: jansersteffen@prof.educacao.sp.gov.br
Comentários
Enviar um comentário