PORTUGUÊS - 3 º ANO A, B, C - PROFESSORA DÉBORA BELLO - ATIVIDADE 1, 2º BIMESTRE - ENTREGAR ATÉ 19/05/21

 

 


Nome do professor: DÉBORA BELLO

Disciplina: PORTUGUÊS

Série destino: 3º ANO A,B,C

Quantia de aulas previstas: 10 AULAS

Habilidades trabalhadas:

·         Reconhecer o texto literário produzido no século XIX como fator de promoção dos direitos e valores humanos atualizáveis na contemporaneidade.

·         Resolver problemas de oralidade na produção do texto escrito visando adequar o texto à intencionalidade comunicativa.

 

Dia da aula no CMSP:

08/04/21 - 3ª série do EM - Língua Portuguesa - Para que literatura?

https://www.youtube.com/watch?v=zRawn6B2NOk

 

13/04/21 - 3ª série do EM - Língua Portuguesa - Dois dedos de prosa...

https://www.youtube.com/watch?v=L9qJQ9gwPSc

 

 

15/04/21 - 3ª série do EM - Língua Portuguesa - A várias vozes brasileiras

https://www.youtube.com/watch?v=L9qJQ9gwPSc

22/04/21 - 3ª série do EM - Língua Portuguesa - Escrevendo sobre preconceito linguístico

https://www.youtube.com/watch?v=5sRlYjF7xdc

 

 

1 - Tema: Para que literatura? / Dois dedos de prosa... / A várias vozes brasileiras

2 - Recursos materiais: lápis, caderno, Apostila Aprender Sempre, vol.1.

3 - Material impresso necessário: Apostila Aprender Sempre, vol.1.

4 - Data de entrega da atividade: 19/05/21

5 - Avaliação: empenho na realização da atividade

6 - Meio eletrônico de entrega: e-mail: deborabello@prof.educacao.sp.gov.br

7 - Horário de atendimento aos alunos: das 7h às 18h, dúvidas por whats app 91099-2747.

 

Olá, querido aluno!

Espero que você e sua família estejam bem!

Vamos finalizar os estudos da apostila Aprender Sempre do 1º bimestre.

É possível que ao se deparar com a lição a ser pedida, você considere que seja muita coisa, todavia se você tem acompanhado às aulas do CMSP, sabe que essas lições já foram pedidas nessas aulas, além das brilhantes explicações dos professores.

Estamos no último ano do EM, precisamos ter em foco vestibulares, ENEM, cursos técnicos, desta forma, não podemos perder tempo.

Quero possibilitar o conteúdo aliado à aprendizagem, de modo que você tenha bagagem para competir nas provas de vestibular, ENEM etc.

Lembre-se, estou à disposição de vocês para dúvidas através do whatsapp.

Um grande abraço,

Professora Débora.

 

Atividade

ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS

PÁGINA (S)

ATIVIDADE (S)

AULA 7e 8, pág. 42 a 44.

Ler o texto “Pai contra Mãe”, de Machado de Assis, disponível nessa pág. Do blog, responder a questão 1, a e b. Retomar trechos do conto para responder a questão 2.

Na questão 3, leia o poema “Vida Obscura”, de Cruz e Souza.

Sequência de Atividade 4

Aula 1, 2, - Pág. 45 a 49

Leia os fragmentos de autoria de Guimarães Rosa (1908-1967), um dos mais importantes escritores brasileiros de todos os tempos na produção de contos e romances. Os fragmentos fazem parte de contos das obras Sagarana, publicado em 1946, e Noites do sertão, de 1956, respectivamente, para responder às questões.

 Hora da Pesquisa

Por meio de internet e/ou livros impressos, realize uma pesquisa sobre o romance regionalista das décadas de 30 e 45 no Brasil.

Para tanto, há uma divisão da turma em seis grupos, de modo que cada equipe fique responsável por uma obra:

Alunos do número 1 a 10: O Quinze de Rachel de Queiroz;

Alunos do número 1 1 a 20: Vidas Secas de Graciliano Ramos;

Alunos do número 21 a 30: Mar Morto de Jorge Amado;

Alunos do número 31 a 40: Fogo Morto de José Lins do Rego,

Alunos do número 41 a 50: A Bagaceira de José Américo de Almeida e Grande Sertão: Veredas de Guimarães Rosa.

 Para isso, seguem elementos norteadores para a pesquisa:

• Na obra analisada, há vocábulos que representam neologismos?

 • Há expressões próprias de uma variedade linguística regional? Quais são?

• Quais aspectos culturais são tratados na obra?

• Quais são os tipos de variação linguística que podem ser observados no texto pesquisado?

Aula 3,4,- Pág. 50 a 54

Conforme a sua pesquisa responda a questão 1.

Na aula 4, você estudará sobre artigo de opinião, leia o artigo proposto e responda às perguntas.

AULA 5- pág. 54 e 55

Essa atividade traz uma reflexão sobre a língua portuguesa e variantes linguísticas.

AULA 6- pág.56 e 57

Ler sobre preconceito linguístico e responder às questões.

AULA 7- pág. 57 a 58

Leia as orientações sobre produção de um artigo de opinião e produza um artigo de opinião sobre o tema “Preconceito Linguístico”. Seu texto deverá ser digitado e enviado para correção da professora.

 

 

 

 

  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

EDUCAÇÃO FÍSICA_3º A, B e C_ Prof. Gomes - Tema: Atividade rítmica - Manifestações rítmicas ligadas à cultura jovem: Hip-Hop, Street Dance e/ou outras

Atividade Geografia 3º A – 1º Bimestre. Prof. Janser