PORTUGUÊS - 3 º ANO A, B, C - PROFESSORA DÉBORA BELLO - ATIVIDADE 1, 2º BIMESTRE - ENTREGAR ATÉ 19/05/21
Nome do professor: DÉBORA BELLO
Disciplina: PORTUGUÊS
Série destino: 3º ANO A,B,C
Quantia de aulas previstas: 10 AULAS
Habilidades trabalhadas:
·
Reconhecer o texto literário produzido no século
XIX como fator de promoção dos direitos e valores humanos atualizáveis na
contemporaneidade.
·
Resolver problemas de oralidade na produção do
texto escrito visando adequar o texto à intencionalidade comunicativa.
Dia da aula no CMSP:
08/04/21 - 3ª série do EM - Língua Portuguesa - Para que literatura?
https://www.youtube.com/watch?v=zRawn6B2NOk
13/04/21 - 3ª série do EM - Língua Portuguesa - Dois dedos de prosa...
https://www.youtube.com/watch?v=L9qJQ9gwPSc
15/04/21 - 3ª série do EM - Língua Portuguesa - A várias vozes
brasileiras
https://www.youtube.com/watch?v=L9qJQ9gwPSc
22/04/21 - 3ª série do EM - Língua Portuguesa - Escrevendo sobre
preconceito linguístico
https://www.youtube.com/watch?v=5sRlYjF7xdc
1 - Tema: Para que literatura? / Dois
dedos de prosa... / A várias vozes brasileiras
2 - Recursos materiais: lápis, caderno, Apostila Aprender
Sempre, vol.1.
3 - Material impresso necessário: Apostila Aprender Sempre, vol.1.
4 - Data de entrega da atividade: 19/05/21
5 - Avaliação: empenho na realização da atividade
6 - Meio eletrônico de entrega: e-mail:
deborabello@prof.educacao.sp.gov.br
7 - Horário de atendimento aos alunos: das 7h às 18h,
dúvidas por whats app 91099-2747.
Olá, querido
aluno!
Espero que
você e sua família estejam bem!
Vamos finalizar
os estudos da apostila Aprender Sempre do 1º bimestre.
É possível que
ao se deparar com a lição a ser pedida, você considere que seja muita coisa,
todavia se você tem acompanhado às aulas do CMSP, sabe que essas lições já
foram pedidas nessas aulas, além das brilhantes explicações dos professores.
Estamos no
último ano do EM, precisamos ter em foco vestibulares, ENEM, cursos técnicos,
desta forma, não podemos perder tempo.
Quero
possibilitar o conteúdo aliado à aprendizagem, de modo que você tenha bagagem
para competir nas provas de vestibular, ENEM etc.
Lembre-se,
estou à disposição de vocês para dúvidas através do whatsapp.
Um grande
abraço,
Professora
Débora.
Atividade
ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS |
|
PÁGINA
(S) |
ATIVIDADE
(S) |
AULA 7e
8, pág. 42 a 44. |
Ler o texto “Pai contra Mãe”, de Machado de
Assis, disponível nessa pág. Do blog, responder a questão 1, a e b. Retomar
trechos do conto para responder a questão 2. Na questão 3, leia o poema “Vida Obscura”, de
Cruz e Souza. |
Sequência de
Atividade 4 Aula 1, 2, -
Pág. 45 a 49 |
Leia os
fragmentos de autoria de Guimarães Rosa (1908-1967), um dos mais importantes
escritores brasileiros de todos os tempos na produção de contos e romances.
Os fragmentos fazem parte de contos das obras Sagarana, publicado em 1946, e
Noites do sertão, de 1956, respectivamente, para responder às questões. Hora da Pesquisa Por meio
de internet e/ou livros impressos, realize uma pesquisa sobre o
romance regionalista das décadas de 30 e 45 no Brasil. Para
tanto, há uma divisão da turma em seis grupos, de modo que cada equipe fique
responsável por uma obra: Alunos
do número 1 a 10: O Quinze de Rachel de Queiroz; Alunos
do número 1 1 a 20: Vidas Secas de Graciliano Ramos; Alunos
do número 21 a 30: Mar Morto de Jorge Amado; Alunos
do número 31 a 40: Fogo Morto de José Lins do Rego, Alunos
do número 41 a 50: A Bagaceira de José Américo de Almeida e Grande
Sertão: Veredas de Guimarães Rosa. Para isso, seguem elementos norteadores para
a pesquisa: • Na
obra analisada, há vocábulos que representam neologismos? • Há expressões próprias de uma variedade
linguística regional? Quais são? • Quais
aspectos culturais são tratados na obra? • Quais
são os tipos de variação linguística que podem ser observados no texto
pesquisado? |
Aula 3,4,- Pág.
50 a 54 |
Conforme a sua pesquisa
responda a questão 1. Na aula 4, você estudará sobre
artigo de opinião, leia o artigo proposto e responda às perguntas. |
AULA 5- pág. 54 e 55 |
Essa
atividade traz uma reflexão sobre a língua portuguesa e variantes linguísticas. |
AULA 6- pág.56 e 57 |
Ler sobre
preconceito linguístico e responder às questões. |
AULA 7- pág. 57 a 58 |
Leia as
orientações sobre produção de um artigo de opinião e produza um artigo de opinião
sobre o tema “Preconceito Linguístico”. Seu texto deverá ser digitado e
enviado para correção da professora.
|
Comentários
Enviar um comentário