Professor Janser - Geografia - 3º A. Atividade 2 do 2º Bimestre - Aulas previstas: 4 - Habilidade trabalhada : "choque de civilizações” aula CMSP: 21/05/2021 Data de entrega até 01/06/2021
Atividade 2 – 2º Bimestre:
Tema: O “choque de civilizações” no mundo
contemporâneo.
Recursos materiais: Remotamente - Ferramentas
eletrônicas (internet, Blog da UE, e-mail e WhatsApp); Dispositivos
necessários: celular, computador etc.
Presencialmente – lousa, caderno, livro, caneta, lápis etc.
Data de entrega da atividade: até 01/06/2021
Avaliação: Formativa, durante o processo através das
devolutivas das atividades.
Meio eletrônico de entrega: Enviadas para o professor
através do e-mail: jansersteffen@prof.educacao.sp.gov.br
Horário de atendimento aos alunos: das 7:00 às 18:35 horas presencialmente
na UE e/ou via WhatsApp e grupos de turmas: (11) 91011-9529
Ensino Médio: 3ª série A – 2º bimestre.
Habilidades do Currículo Paulista de Geografia:
Habilidade: Analisar o contexto de surgimento e o
significado da expressão “choque de civilizações” no mundo contemporâneo.
Unidade temática: Choque de civilizações?
Objeto do conhecimento: Geografia das religiões.
Texto para consulta, enviar somente as atividades!
Bom estudo!
A teoria
"Choque de Civilizações"
O cientista político norte americano, Samuel P. Huntington
com seus estudos desenvolveu teoria denominada "Choque de
Civilizações". Depois de publicada a teoria em formato de artigo, o
assunto tornou-se polêmico o suficiente para o lançamento de um livro, onde sua
tese é apresentada de forma mais enraizada.
Esta teoria discute que as identidades culturais e religiosas dos povos serão
as principais fontes de conflito no mundo pós-guerra Fria, indo na
"contramão" de alguns teóricos que afirmavam que seriam os estados
nacionais as únicas alternativas ideológicas vigentes depois da Guerra Fria. Ou
seja, para Huntington os conflitos de grandes proporções não sucederão entre as
classes sociais e sim entre os povos pertencentes a diferentes entidades
culturais e religiosas.
Os confrontos e disputas religiosas, ideológicas e políticas constantes entre
as civilizações Ocidentais e Islâmicas, ocorrem pelo fato de elas serem as
únicas a possuir desígnios de desenvolvimento e ambições universalistas. Isto
demonstra um pensamento de Huntington que afirma que a os choques de
civilizações é bem provável de não ter fim.
Esta discussão iniciada por Huntington recebeu inúmeras críticas, algumas
afirmando que o teórico estava induzindo confrontos por formular uma possível
"profecia", outros afirmam que ele tirou conclusões particulares.
Porém, de fato, a teoria na verdade serve de alerta, sendo está a verdadeira
pretensão do autor.
Huntington foi autor de inúmeras obras relacionadas à política e economia, mas
foi com a sua teoria "Choque de Civilizações" que o cientista ganhou
maior destaque, sendo este um pensamento debatido, analisado e avaliado até
hoje, principalmente com os confrontos pós-guerra Fria da atualidade.
“ |
Minha hipótese é que a fonte fundamental de conflitos
neste mundo novo não será principalmente ideológica ou econômica. As grandes
divisões entre a humanidade e a fonte dominante de conflitos será cultural.
Os Estados-nações continuarão a ser os atores mais poderosos no cenário
mundial, mas os principais conflitos da política global ocorrerão entre
países e grupos de diferentes civilizações. O choque de civilizações dominará
a política global. As falhas geológicas entre civilizações serão as frentes
de combate do futuro. |
” |
—Samuel P. Huntington |
Atividade
01 – Texto dissertativo-argumentativo
Estrutura
- Introdução
No início da dissertação, é necessário que o autor deixe
claro qual é o assunto abordado no texto e, além disso, qual será a tese - ou
ponto de vista - a ser defendida.
- Argumentação
Os parágrafos intermediários de uma dissertação devem ser
destinados à defesa da tese mediante argumentos. É importante lembrar que um
argumento é uma estrutura textual que, por meio da análise de provas ou
fundamentos, confirma o ponto de vista do autor.
- Conclusão
O final de um texto dissertativo-argumentativo pode ser
produzido de duas formas, enquanto síntese ou com propostas de solução. No caso
da conclusão por síntese, o autor repete os argumentos resumidamente e conclui
o texto afirmando a veracidade da tese. No caso da conclusão com propostas de
solução, é necessário retomar os problemas discutidos na argumentação e propor
intervenções que eliminem ou diminuam a questão problemática.
É importante lembrar que as soluções sugeridas devem ser
detalhadas, explicitando-se os agentes (quem promoverá a solução), as ações (o
que será feito para sanar a questão), os meios (como será promovida a
intervenção) e os objetivos (para que será feita a ação sugerida).
Enviar as atividades pelo
e-mail: jansersteffen@prof.educacao.sp.gov.br
Escrever no corpo do e-mail: Nome,
ano, turma e qual atividade.
Atenção ao foco das fotos e se a
letra está legível.
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