SOCIOLOGIA – 3° A, B e C. 2ºBIMESTRE – PROFESSORA FABIANE AVALIAÇÃO 2
- SOCIOLOGIA – 3°
A, B e C. 2ºBIMESTRE –
PROFESSORA FABIANE
Data: 18/05/2021
ORIENTAÇÕES: as atividades a ser realizadas no caderno, porém, deverão tirar fotos(NÍTIDAS) das atividades feitas e encaminhar para o e-mail: fabianeabbamonte@prof.educacao.sp.gov.br
Adicionando a escola, disciplina, nome completo, número e série.
PS. TODAS VALEM AVALIAÇÃO E PRESENÇA.
CASO HAJA DÚVIDAS, ENCAMINHEM PARA MEU E-MAIL ou WhatsApp 11-
968362464.
2º BIMESTRE
Olá estimados alun@s,
espero que todos estejam bem J
Nossas aulas estarão relacionadas aos conteúdos do CMSP.
Minhas postagens da disciplina de Sociologia
no BLOG será QUINZENAL e entrega de atividades deverá ser dentro do prazo
solicitado e dúvidas será contínua, de segunda a sexta somente no meu e-mail
anotado acima J
PS. TODAS VALEM AVALIAÇÃO E PRESENÇA!
ATIVIDADES SEMANAIS (04 aulas). AVALIAÇÃO 2
Entrega até 01/06/2021
Correção das questões das aulas anteriores.
Devem constar no caderno.
Obs. Não apaguem a de vocês, apenas escrevam
embaixo.
2) A resposta mais apropriada para esse item deve ter destacado as relações entre as condições de trabalho e o sentimento de insatisfação diante da exploração do empregador. O surgimento de associações e depois sindicatos é uma resposta dos trabalhadores a tal situação. É importante lembrar que os imigrantes tiveram papel significativo na construção de entidades representativas dos trabalhadores, pois já conheciam esse processo em seus países de origem, mas também foram os mais perseguidos e até expulsos do Brasil.
3). Os sindicatos exerceram papel fundamental na conquista dos
direitos dos trabalhadores porque as ações coletivas organizadas demonstraram
sua capacidade de reivindicação e quanto a produção de riquezas dependia (e
depende) do trabalho humano. A conquista dos direitos é, historicamente,
resultado das lutas da população, dos trabalhadores, e o sindicato é a
instituição que os defende e representa nas negociações para melhoria dos
salários e das condições de trabalho. Cabe lembrar, contudo, que nem todos os
sindicatos se envolvem diretamente na luta pelos trabalhadores e, em vez disso,
aliam-se aos empregadores – os quais são chamados de sindicatos pelegos.
Criação da primeira central sindical no Brasil
Em 1929, foi fundada a Confederação Geral dos Trabalhadores do
Brasil (CGTB), após a realização do Congresso Operário Nacional, apresentando
ao movimento operário influência cada vez maior da corrente do pensamento
comunista. No ano seguinte, Getúlio Vargas assumiu o comando da nação, após
Júlio Prestes, eleito presidente no mesmo ano, ter sua posse da presidência
impedida pelos militares.
Com Getúlio, uma nova etapa na história do sindicalismo no
Brasil se iniciou.
Foram criados o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio –
por meio do Decreto no 19.433/1930, hoje denominado Ministério do Trabalho e
Emprego (MTE) –, a Justiça do Trabalho e a Consolidação das Leis do Trabalho
(CLT), além da instituição de uma legislação sindical, em 1931.
Nesse período, foram promulgadas as leis que formaram as bases
do sindicalismo “oficial”. É importante destacar que o presidente Vargas
legalizou a ação sindical, mas fez com que os sindicatos permanecessem
dependentes do Estado e, dessa forma, obteve meios legais para controlar as
ações empreendidas pelas organizações de trabalhadores.
Para manter o sindicato atrelado ao Estado, foi criado o imposto
sindical, que obrigava todo trabalhador a pagar um dia de trabalho por ano ao
sindicato que representava sua categoria profissional. Mas observe: há alguns
poucos sindicatos que nos anos recentes, no Brasil, decidiram devolver esse
imposto ao trabalhador, como é o caso do Sindicato dos Bancários e Financiários
de São Paulo, Osasco e Região, em São Paulo.
Mesmo assim, o movimento sindical conseguiu se organizar com
certa autonomia nos anos seguintes, a ponto de promover manifestações e greves
que culminaram na obtenção de direitos importantes para os trabalhadores, como:
a definição de parâmetros para o trabalho feminino e para os menores de idade;
a regulamentação da Lei de Férias – que, apesar de ter sido criada em 1925,
apenas em 1934 se tornou um direito constitucional; o descanso semanal
remunerado; e a carga horária diária máxima (jornada) de trabalho.
Atividade sobre a CLT deve ser realizada no caderno:
1-Realize uma pesquisa na internet ou em
locais a que você tenha fácil acesso, e responda:
a) Quais são os principais direitos garantidos pela CLT?
b) Quais outros direitos você considera que a CLT deveria
incorporar? Por quê?
Agora vamos conhecer mais um pouco dos nossos direitos como
cidadãos:
TRABALHO DE SOCIOLOGIA para ser enviado até o dia 21/06/2021.
Leia o texto a seguir levando em conta o
fenômeno da vulnerabilidade social –
condição de indivíduos ou grupos sociais sem acesso aos recursos necessários a
sobrevivência e que se encontram em situação de risco.
(...)É no
âmbito de uma concepção ampliada de direitos que alguns setores da sociedade
brasileira têm se voltado para a discussão da situação dos adolescentes e dos
jovens, cuja expressão maior reside no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA -
lei federal nº 8.069), promulgado em 13 de julho de 1990.5 No
entanto, parte das atenções tanto da sociedade civil como do poder público
voltou-se, nos últimos anos, sobretudo para os adolescentes e
aqueles que estão em processo de exclusão ou privados
de direitos (a faixa etária compreendida pelo ECA). Esse duplo recorte
- etário (adolescentes) e econômico-social -
pode operar com seleções que acabam por impor modos próprios de conceber as
ações públicas. Se tomadas exclusivamente pela idade cronológica e pelos
limites da maioridade legal, parte das políticas acaba por excluir um amplo
conjunto de indivíduos que atingem a maioridade mas permanecem no campo
possível de ações, pois ainda vivem efetivamente a condição juvenil. De outra
parte, no conjunto das imagens não se considera que, além dos segmentos em
processo de exclusão, há uma inequívoca faixa de jovens pobres, filhos de
trabalhadores rurais e urbanos (os denominados setores populares e segmentos
oriundos de classes médias urbanas empobrecidas), que fazem parte da ampla
maioria juvenil da sociedade brasileira e que podem estar, ou não, no horizonte
das ações públicas, em decorrência de um modo peculiar de concebê-los como
sujeitos de direitos. (...)
Disponível
em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782003000300003
1-Faça uma pesquisa
no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) –disponível no endereço
eletrônico http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/l8069.HTM sobre os seguintes
pontos:
a)
Considerando as ideias de proteção e de autonomia, responda:
como o jovem exposto a vulnerabilidades sociais é tratado nesse documento?
Exemplifique com trechos da Lei.
b)
Qual é o papel das famílias e do Estado no que diz respeito a
proteção da criança e do adolescente?
c)
A que fatores você atribui os maiores problemas que atingem a
juventude hoje? (Faça uma reflexão de no mínimo 35 linhas)
BONS ESTUDOS ;=D
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