- SOCIOLOGIA – 3° A, B e C. - PROFESSORA FABIANE - 4ºBIMESTRE AVALIAÇÃO 1
- SOCIOLOGIA – 3° A, B e C. - PROFESSORA FABIANE -
4ºBIMESTRE AVALIAÇÃO 1
ORIENTAÇÕES: estarei enviando textos, vídeo aulas, documentários, filmes e
atividades a serem realizadas no caderno, porém, vocês deverão tirar
fotos(NÍTIDAS) das atividades feitas e encaminhar para o e-mail: fabianeabbamonte@prof.educacao.sp.gov.br adicionando
a escola, disciplina, nome completo, número e série.
PS. TODAS VALEM AVALIAÇÃO.
Dicas: realizem pesquisas sobre os temas dados, a internet possui muitos
recursos de aprendizado. CASO HAJA DÚVIDAS, ENCAMINHEM PARA MEU E-MAIL.
FAÇA TODAS AS ATIVIDADES OFERECIDAS EM SEU CADERNO.
ABRAÇOS CARINHOSOS, BONS ESTUDOS E SE CUIDEM. PROFE...
4º BIMESTRE
Hoje começaremos atividades referentes ao 4º bimestre.
Minhas postagens da disciplina de Sociologia no BLOG será MENSAL e
entrega de atividades deverá ser dentro do prazo solicitado e dúvidas será somente
no meu e-mail anotado acima J
PS. TODAS VALEM AVALIAÇÃO!
ATIVIDADE MENSAL (08
aulas). AVALIAÇÃO 1
Leia
abaixo com atenção, respeitando as virgulas, pontos e exclamação e etc. Pois
dessa forma terá melhor compreensão do texto. Dica: leia conversando com o
texto J .
_O QUE É NÃO CIDADANIA?
Um importante elemento que sustenta a existência da cidadania é a
legislação, porque é mediante as leis que muitos direitos são garantidos. Da
mesma forma que, por meio destas, surgem deveres a serem cumpridos.
Levantemos a questão: a lei é para quem? Historicamente o Brasil traz um
legado de impunidade para as elites. Contudo, não podemos deixar de ressaltar
os fatos da história recente, quando se percebe a ampliação dos rigores da lei
a até essa camada da população. Olhando para a outra ponta, há um grupo cujas
leis de proteção social, que garantem direitos básicos para uma vida digna como
alimentação, saúde e educação, por exemplo, não lhe assiste. Trata-se daqueles
que não existem perante a legislação porque não possuem registro civil. Por não
possuírem documentos oficiais, essas pessoas não podem acessar diversos
equipamentos públicos e privados, mantendo-as à margem dos direitos e deveres
em um movimento circularmente vicioso.
O processo de desumanização e coisificação do outro, faz com que o ser
humano seja anulado e desconsiderado como tal.
CONCEITO DE DESUMANIZAÇÃO E COISIFICAÇÃO DO OUTRO
Desumanizar é fazer com que alguém seja menos humano, tirando sua individualidade, seus aspectos criativos, sua personalidade, e sua essência.
Coisificar- é tornar o outro em coisa, ou seja, um processo que faz com
que o indivíduo na sua vida social perca seu valor essencial, passa a ser
avaliado apenas como uma coisa, quanto a sua utilidade e sua capacidade de
atender a certos interesses.
Quando através da exploração sexual, trabalho escravo, trabalho
infantil, tráfico de pessoas, tráfico de órgãos, racismo, preconceito,
agressão, exploração de idosos, moradores de ruas – quando o governo deixa de
cuidar da saúde das populações carentes, estamos desumanizando essas pessoas,
tirando seus direitos humanos, sua individualidade e transformando-a em objetos
de consumo.
É importante percebemos que as diferenças é o que nos tornam
humanos: cada ser com sua individualidade, personalidade, crenças, tradições
nos tornam seres humanos e aptos a desenvolver nas novas gerações uma visão
MULTICULTURAL ou seja, livre de preconceitos, que considere a necessidade e a
importância de reconhecer, valorizar e acolher.
No contexto da aula a desumanização e coisificação do outro, é sobre a
situação degradante em que muitas pessoas se encontram e das violências que
sofrem por ser quem são e estarem onde estão. Diariamente são noticiadas
situações que exemplificam isso claramente. Também é importante salientar que
muitas denúncias deixam de ser registradas ou noticiadas. O que implica em
compreender que as estatísticas relatam um universo aproximado.
No processo de desnaturalização do olhar, chamamos ao estranhamento
situações que foram noticiadas na mídia. Trouxe aqui, alguns exemplos de
notícias, baseadas em casos divulgados nos meios de comunicação.
Acessar o link abaixo:
· https://exame.com/brasil/ibge-populacao-negra-e-principal-vitima-de-homicidio-no-brasil/
· https://rciararaquara.com.br/policia/motorista-atropela-e-arrasta-ciclista-em-cruzamento/
É importante a leitura
das notícias para que você comece a reunir elementos para a desnaturalização.
Nessa reflexão, também precisam ser inseridas as pessoas que não dispõem
dos semelhantes como objetos, mas acabam desconsiderando-os como pessoas, por
não serem capazes de enxergá-los como seres humanos, porém apenas como um
entrave no seu dia a dia. Por exemplo, os carroceiros que, na compreensão
dessas pessoas, atrapalham seu deslocamento no trânsito.
Certamente, podemos pensar que o problema em questão tem algumas raízes na
individualidade. Isto é, no quanto a preocupação consigo mesmo é capaz de
envolver em brumas os outros e suas necessidades. Um exemplo prático é o
trânsito, onde uma pessoa dentro de seu carro, com quatro lugares sobrando se
incomoda com o fato de não poder utilizar o corredor exclusivo para dos ônibus.
No caso da locomoção, fatores com a precariedade do serviço, por
exemplo, também devem ser levados em consideração
Na mesma seara, observa-se a ânsia pela posse de armas por parte da
população, que acredita que, por si só, pode dar conta da própria segurança.
Este é outro indicativo de como a individualidade contribui para a compreensão
de que o outro vale tanto quanto um objeto e eliminá-lo é justificável na
medida em que isso garante a própria sobrevivência. Em muitas situações, a
posse da arma pode extrapolar a questão da segurança. Cito dois casos que
evidenciam tais circunstâncias, o episódio do ator Rafael Miguel, em São Paulo,
e o assassinato de um morador de rua por um comerciante em Santo André. Os dois
trágicos acontecimentos têm um radical comum: a banalização da violência. Este
é um terreno fértil para desumanização e coisificação de pessoas que, segundo
aqueles que atentam contra elas, não “preenchem os requisitos”.
ATIVIDADE
NO CADERNO! Copiar e responder!
1-Explique o que é não cidadania?
2-Explique com suas palavras o que é desumanização e coisificação do
outro.
3-Com base no texto, Faça uma reflexão sobre o tema: “Por que algumas
pessoas entenderem que outras, de acordo com suas condições, se tornam objetos
dos quais elas podem se dispor, independentemente de suas necessidades,
sentimentos e anseios”. ( mínimo 20 linhas)
4- Realize uma pesquisa sobre o conceito de vulnerabilidade social e sua
relação, ou não, com a violência. Descreva:
IMPORTANTE: AS
ATIVIDADES TERÁ UMA SEQUENCIA DE APRENDIZADO E PORTANTO, É IMPORTANTE QUE
REALIZEM TODAS NA SEQUENCIA J
Peço a gentileza
de escrever a avaliação correspondente (avaliação 1, ou 2 etc) antes de toda
atividade no caderno.
BONS ESTUDOS ;=D
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