- SOCIOLOGIA – 3° A, B e C. - PROFESSORA FABIANE - 4ºBIMESTRE AVALIAÇÃO 1

 

- SOCIOLOGIA –  3° A, B e C.  - PROFESSORA FABIANE - 4ºBIMESTRE AVALIAÇÃO 1

ORIENTAÇÕES: estarei enviando textos, vídeo aulas, documentários, filmes e atividades a serem realizadas no caderno, porém, vocês deverão tirar fotos(NÍTIDAS) das atividades feitas e encaminhar para o e-mail: fabianeabbamonte@prof.educacao.sp.gov.br  adicionando a escola, disciplina,  nome completo, número e série.

PS. TODAS VALEM AVALIAÇÃO.

Dicas: realizem pesquisas sobre os temas dados, a internet possui muitos recursos de aprendizado. CASO HAJA DÚVIDAS, ENCAMINHEM PARA MEU E-MAIL.

FAÇA TODAS AS ATIVIDADES OFERECIDAS EM SEU CADERNO.

 ABRAÇOS CARINHOSOS, BONS ESTUDOS E SE CUIDEM. PROFE...


4º BIMESTRE

Hoje começaremos atividades referentes ao 4º bimestre. Minhas postagens da disciplina de Sociologia no BLOG será MENSAL e entrega de atividades deverá ser dentro do prazo solicitado e dúvidas será somente no meu  e-mail anotado acima J

PS. TODAS VALEM AVALIAÇÃO!

 

ATIVIDADE MENSAL (08 aulas). AVALIAÇÃO 1

 Leia abaixo com atenção, respeitando as virgulas, pontos e exclamação e etc. Pois dessa forma terá melhor compreensão do texto. Dica: leia conversando com o texto J .

_O QUE É NÃO CIDADANIA?

Um importante elemento que sustenta a existência da cidadania é a legislação, porque é mediante as leis que muitos direitos são garantidos. Da mesma forma que, por meio destas, surgem deveres a serem cumpridos.

Levantemos a questão: a lei é para quem? Historicamente o Brasil traz um legado de impunidade para as elites. Contudo, não podemos deixar de ressaltar os fatos da história recente, quando se percebe a ampliação dos rigores da lei a até essa camada da população. Olhando para a outra ponta, há um grupo cujas leis de proteção social, que garantem direitos básicos para uma vida digna como alimentação, saúde e educação, por exemplo, não lhe assiste. Trata-se daqueles que não existem perante a legislação porque não possuem registro civil. Por não possuírem documentos oficiais, essas pessoas não podem acessar diversos equipamentos públicos e privados, mantendo-as à margem dos direitos e deveres em um movimento circularmente vicioso.

 Sobre a temática “ não cidadania”, podemos refletir situações das quais ocorrem práticas sistemáticas de violação de direitos básicos, que levam ao processo de desumanização e coisificação do outro. Compreender os mecanismos que sustentam esse processo é de fundamental importância. A sociologia recorremos ao recurso metodológico do estranhamento e da reflexão crítica sobre os fenômenos sociais com os quais nos defrontamos com a realidade brasileira.

O processo de desumanização e coisificação do outro, faz com que o ser humano seja anulado e desconsiderado como tal. 

CONCEITO DE DESUMANIZAÇÃO E COISIFICAÇÃO DO OUTRO

Desumanizar é fazer com que alguém seja menos humano, tirando sua individualidade, seus aspectos criativos, sua personalidade, e sua essência.

Coisificar- é tornar o outro em coisa, ou seja, um processo que faz com que o indivíduo na sua vida social perca seu valor essencial, passa a ser avaliado apenas como uma coisa, quanto a sua utilidade e sua capacidade de atender a certos interesses.

Quando através da exploração sexual, trabalho escravo, trabalho infantil, tráfico de pessoas, tráfico de órgãos, racismo, preconceito, agressão, exploração de idosos, moradores de ruas – quando o governo deixa de cuidar da saúde das populações carentes, estamos desumanizando essas pessoas, tirando seus direitos humanos, sua individualidade e transformando-a em objetos de consumo.

 É importante percebemos que as diferenças é o que nos tornam humanos: cada ser com sua individualidade, personalidade, crenças, tradições nos tornam seres humanos e aptos a desenvolver nas novas gerações uma visão MULTICULTURAL ou seja, livre de preconceitos, que considere a necessidade e a importância de reconhecer, valorizar e acolher.

No contexto da aula a desumanização e coisificação do outro, é sobre a situação degradante em que muitas pessoas se encontram e das violências que sofrem por ser quem são e estarem onde estão. Diariamente são noticiadas situações que exemplificam isso claramente. Também é importante salientar que muitas denúncias deixam de ser registradas ou noticiadas. O que implica em compreender que as estatísticas relatam um universo aproximado.

 

No processo de desnaturalização do olhar, chamamos ao estranhamento situações que foram noticiadas na mídia. Trouxe aqui, alguns exemplos de notícias, baseadas em casos divulgados nos meios de comunicação.

Acessar o link abaixo:

 

·         https://exame.com/brasil/ibge-populacao-negra-e-principal-vitima-de-homicidio-no-brasil/

 

·        https://rciararaquara.com.br/policia/motorista-atropela-e-arrasta-ciclista-em-cruzamento/

 

·        https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2020-01/brasil-teve-mais-de-mil-pessoas-resgatadas-do-trabalho-escravo-em

 

É importante a leitura das notícias para que você comece a reunir elementos para a desnaturalização.

Nessa reflexão, também precisam ser inseridas as pessoas que não dispõem dos semelhantes como objetos, mas acabam desconsiderando-os como pessoas, por não serem capazes de enxergá-los como seres humanos, porém apenas como um entrave no seu dia a dia. Por exemplo, os carroceiros que, na compreensão dessas pessoas, atrapalham seu deslocamento no trânsito.

Certamente, podemos pensar que o problema em questão tem algumas raízes na individualidade. Isto é, no quanto a preocupação consigo mesmo é capaz de envolver em brumas os outros e suas necessidades. Um exemplo prático é o trânsito, onde uma pessoa dentro de seu carro, com quatro lugares sobrando se incomoda com o fato de não poder utilizar o corredor exclusivo para dos ônibus.

No caso da locomoção, fatores com a precariedade do serviço, por exemplo, também devem ser levados em consideração

Na mesma seara, observa-se a ânsia pela posse de armas por parte da população, que acredita que, por si só, pode dar conta da própria segurança. Este é outro indicativo de como a individualidade contribui para a compreensão de que o outro vale tanto quanto um objeto e eliminá-lo é justificável na medida em que isso garante a própria sobrevivência. Em muitas situações, a posse da arma pode extrapolar a questão da segurança. Cito dois casos que evidenciam tais circunstâncias, o episódio do ator Rafael Miguel, em São Paulo, e o assassinato de um morador de rua por um comerciante em Santo André. Os dois trágicos acontecimentos têm um radical comum: a banalização da violência. Este é um terreno fértil para desumanização e coisificação de pessoas que, segundo aqueles que atentam contra elas, não “preenchem os requisitos”.

 

ATIVIDADE NO CADERNO! Copiar e responder!

 1-Explique o que é não cidadania?

2-Explique com suas palavras o que é desumanização e coisificação do outro.

 

3-Com base no texto, Faça uma reflexão sobre o tema: “Por que algumas pessoas entenderem que outras, de acordo com suas condições, se tornam objetos dos quais elas podem se dispor, independentemente de suas necessidades, sentimentos e anseios”. ( mínimo 20 linhas)

 

4- Realize uma pesquisa sobre o conceito de vulnerabilidade social e sua relação, ou não, com a violência. Descreva:

 

IMPORTANTE: AS ATIVIDADES TERÁ UMA SEQUENCIA DE APRENDIZADO E PORTANTO, É IMPORTANTE QUE REALIZEM TODAS NA SEQUENCIA  J

 Peço a gentileza de escrever a avaliação correspondente (avaliação 1, ou 2 etc) antes de toda atividade no caderno.

 

BONS ESTUDOS ;=D

Comentários

Mensagens populares deste blogue

EDUCAÇÃO FÍSICA_3º A, B e C_ Prof. Gomes - Tema: Atividade rítmica - Manifestações rítmicas ligadas à cultura jovem: Hip-Hop, Street Dance e/ou outras

Atividade Geografia 3º A – 1º Bimestre. Prof. Janser