SOCIOLOGIA – 3° A, B e C. 1ºBIMESTRE – PROFESSORA FABIANE AVALIAÇÃO 2
- SOCIOLOGIA – 3°
A, B e C. 1ºBIMESTRE –
PROFESSORA FABIANE Data: 03/03/2021
ORIENTAÇÕES: as atividades a ser realizadas no caderno, porém, deverão tirar fotos(NÍTIDAS) das atividades feitas e encaminhar para o e-mail: fabianeabbamonte@prof.educacao.sp.gov.br
Adicionando a escola, disciplina, nome completo, número e série.
PS. TODAS VALEM AVALIAÇÃO E PRESENÇA.
CASO HAJA DÚVIDAS, ENCAMINHEM PARA MEU E-MAIL ou WhatsApp 11-
968362464.
1º BIMESTRE
Olá estimados alun@s,
espero que todos estejam bem J
Nossas aulas estarão relacionadas aos conteúdos do CMSP.
Minhas postagens da disciplina de Sociologia
no BLOG será QUINZENAL e entrega de atividades deverá ser dentro do prazo
solicitado e dúvidas será contínua, de segunda a sexta somente no meu e-mail
anotado acima J
PS. TODAS VALEM AVALIAÇÃO E PRESENÇA!
ATIVIDADES SEMANAIS (04 aulas). AVALIAÇÃO 2
Entrega até 17/03/2021
Leia abaixo com
atenção, respeitando as virgulas, pontos e exclamação e etc. Pois dessa forma
terá melhor compreensão do texto. Dica: leia conversando com o texto e palavras
que desconheça, pesquise o significado
no dicionário ou google J .
Retomamos aqui o conceito de
Cidadania colocando nos, a estranhar o fato de que ainda que a palavra cidadão
esteja sempre na ordem do dia, por vezes as atitudes das pessoas estão pouco
imbuídas de cidadania. Isso desemboca na hipótese de que talvez, nós
brasileiros, não saibamos efetivamente o que é e como se dá a cidadania. Esse é
nosso ponto de partida. Vamos aqui abordar acerca da cidadania os aspectos
históricos dentro do contexto brasileiro e quais os desdobramentos disso na
sociedade contemporânea.
As origens dos conceitos
de cidadão e cidadania
Cidadão na Roma antiga, era o
habitante não escravizado da cidade, do sexo masculino, que participava da
sociedade com seu poder de voz e de voto nos comícios e plebiscitos e com sua
participação na administração pública. Embora essa participação interferisse na
dinâmica dos espaços urbanos e rurais, cidadania não implicava em igualdade.
Antes dos romanos, pode-se observar situação parecida e cidades da Grécia
Antiga, onde era considerado cidadão quem desfrutava do direito de participar
da vida política da cidade, o que era vedado a mulher, ao estrangeiro e ao
escravo.
Cidadania
moderna
A
história do desenvolvimento da cidadania moderna remonta ao Iluminismo e está
relacionada à conquista de quatro tipos de direitos: os direitos civis, no
século XVIII; os direitos políticos e sociais, no século XIX (cuja luta
perdurou até o século XX) e os direitos humanos, no século XX. Os filósofos
iluministas, sobretudo John Locke, Voltaire e Jean-Jacques Rousseau, lançaram
as bases para a percepção moderna da relação entre Estado e indivíduos ao
conceber o ser humano como um indivíduo dotado de razão e de direitos
intrínsecos à sua natureza (direitos naturais=direito que é do próprio homem,
isto é, com os quais os homens nascem), como o direito à vida, à liberdade e à
propriedade. Dessa forma, abriu-se espaço para o nascimento do Estado de
Direito. A contribuição de cada um desses pensadores iluministas na
constituição de novas formas de pensar a relação entre indivíduos e Estado está
pautada da seguinte maneira:
a) John Locke (1632-1704): defendia que todos os homens são iguais,
independentes e governados pela razão. No estado natural, teriam como destino
preservar a paz e a humanidade, evitando ferir os direitos dos outros,
inclusive o direito à propriedade, considerado por Locke um dos direitos
naturais do homem. Para evitar conflitos decorrentes de interesses individuais,
os homens teriam abandonado o estado natural e criado um contrato social entre
homens igualmente livres;
b) Voltaire (1694-1778): defendia a liberdade de expressão, de
associação e de opção religiosa e criticava o poder da Igreja Católica e sua
interferência no sistema político. Foi um crítico do Absolutismo e das
instituições políticas da Monarquia e defensor do livre comércio contra o
controle do Estado na economia;
c) Jean-Jacques Rousseau (1712-1778): defendia a liberdade como o bem
supremo, entendida por ele como um direito e um dever do homem. Renunciar à
liberdade equivaleria a renunciar, portanto, à própria humanidade. Para que o
homem possa viver em sociedade sem renunciar à liberdade, ou seja, obedecendo
apenas a si mesmo e permanecendo livre, é estabelecido um contrato social em
que a autoridade é a expressão da vontade geral, expressão de corpo moral
coletivo dos cidadãos.
Desse
modo, o homem adquire liberdade obedecendo às leis que prescreve para si mesmo.
Essas ideias foram muito importantes para o desenvolvimento do que hoje
entendemos por cidadania. O sociólogo britânico Thomas Humphrey Marshall (1893-1981) afirma que a
cidadania não nasce acabada: ela é construída pouco a pouco pela adição de
novos direitos, conquistados por diferentes atores sociais, em lutas e
reivindicações organizadas ao longo da formação da sociedade capitalista.
Tomando por base o desenvolvimento da sociedade inglesa, Marshall concebeu três tipos de direitos conquistados ao longo dos
séculos: civis, políticos e sociais. Esse conjunto de direitos é o que dá
garantia à condição de cidadão.
·
Direitos civis: datados no século XVII, dizem
respeito à liberdade dos indivíduos e se baseiam na existência da justiça e das
leis. Referem-se à garantia de ir e vir, de escolher o trabalho, de se
manifestar, de se organizar, de ter respeitada a inviolabilidade do lar e da
correspondência, de não ser preso e não sofrer punição a não ser pela
autoridade competente e de acordo com a legislação vigente. Porém, essas
conquistas se aplicavam a um grupo pequeno de pessoas (homens livres por
exemplo).
·
Direitos políticos: conquistados no
século XIX, referem-se à participação do cidadão no governo da sociedade e
consistem no direito de fazer manifestações políticas, de se organizar em
partidos, sindicatos, movimentos sociais, associações e de votar e ser votado.
Também foram inicialmente restritos a um grupo, tornando-se mais abrangentes no
século XX.
·
Direitos sociais: resultam das lutas do
século XX, dizem respeito ao atendimento das necessidades básicas do ser
humano, como alimentação, habitação, saúde, educação, trabalho, salário justo,
aposentadoria etc. Os direitos civis e políticos foram estendidos a minorias
étnicas historicamente discriminadas: homossexuais, transgêneros, mulheres,
pessoas com deficiência, crianças e adolescente, idosos.
Direitos humanos
Os
Direitos Humanos englobam todos os demais e expandem a dimensão dos direitos
para uma perspectiva mais ampla, pois tratam dos direitos fundamentais do ser humano.
Sem eles, o indivíduo não consegue existir ou não é capaz de se desenvolver, de
participar plenamente da vida. São eles: o direito à vida, à liberdade, à
igualdade de direitos e oportunidades e o direito de ser reconhecido e tratado
como ser humano, independentemente de nacionalidade, gênero, idade, origem
social, cor da pele, etnia, faculdades físicas ou mentais, antecedentes
criminais, doenças ou qualquer outra característica. A história da luta pelos
direitos civis pode ser identificada já no século XVII, quando o parlamento
inglês promulgou em 1689 o Bill of Rights (Carta de Direitos), garantindo ao
povo uma série de direitos que o protegia de atos arbitrários por parte da
Coroa. Esse movimento é um precursor dos eventos históricos que marcariam o fim
do Absolutismo e colocariam os cidadãos, agora não mais súditos do rei, na
condição de sujeitos políticos, ou seja, participantes efetivos do poder do
Estado. Um exemplo disso ocorreu na Revolução Americana e encontra-se
explicitado na Declaração de Independência dos Estados Unidos (1776).
Para melhor compreensão, assista os
vídeos abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=c3mjvCfwRxc
https://www.youtube.com/watch?v=7zrG4VMSDus
https://www.youtube.com/watch?v=WSryyc9OiWQ
Atividade para ser realizada no
caderno.
1- Com base nas explicações do texto,
escreva as principais características dos cidadãos e daqueles que não eram
considerados cidadãos na Grécia Antiga e na Roma Antigas.
2- Explique quais foram as contribuições dos
filósofos para a constituição de novas formas de pensar a relação entre
indivíduo e Estado.
a) John Locke (1632-1704):
b) Voltaire (1694-1778):
c) Jean Jacques Rousseau (1712-1778):
3- Marshall concebeu três tipos de direitos
conquistados ao longo dos séculos: civis, políticos e sociais. Esse conjunto de
direitos é o que dá garantia à condição de cidadão. Explique com suas palavras
cada um deles.
4- O que você
aprendeu sobre os Direitos humanos?
Bons
Estudos ;=D
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