Professor Janser - Geografia - 3º A. Atividade 3 do 3º Bimestre - Aulas previstas: 4 - Habilidade trabalhada : - Aula CMSP: 10/09/2021 Data de entrega até 20/09/2021
12ª Postagem Blog2021 - Professor Janser - Geografia.
Atividade 3 – 3º Bimestre:
Tema: A África através da representação cartográfica.
Recursos materiais: Remotamente - Ferramentas eletrônicas (internet, blog da EU, e-mail e WhatsApp); Dispositivos necessários: celular, computador etc.
Presencialmente – lousa, caderno, livro, caneta, lápis etc.
Data de entrega da atividade: até 20/09/2021
Avaliação: Formativa, durante o processo através das devolutivas das atividades.
Meio eletrônico de entrega: Enviadas para o professor através do e-mail: jansersteffen@prof.educacao.sp.gov.br
Horário de atendimento aos alunos: das 7:00 às 18:35 horas presencialmente na UE e/ou via WhatsApp e grupos de turmas: (11) 91011-9529
Habilidades do Currículo Paulista de Geografia:
(EF08GE19) Interpretar e elaborar cartogramas, mapas esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas com informações geográficas acerca da América e da África.
Unidade temática: Formas de representação e pensamento espacial.
Objeto de conhecimento: Cartografia: anamorfose, croquis e mapas temáticos da África.
Texto para consulta, enviar somente as atividades:
África
África é o terceiro maior continente do mundo e um dos mais populosos. O continente africano, apesar de rico em biodiversidade e multicultural, sofre com a extrema pobreza.
África é um dos seis continentes do mundo, sendo o terceiro maior em extensão territorial. O território estende-se por mais de 30 milhões de km2, ocupando, aproximadamente, 20% da área continental da Terra. No continente vivem mais de um bilhão de habitantes, fazendo dele o segundo mais populoso entre os demais.
A África é conhecida pela sua pluralidade étnica e cultural, e, por meio de uma história milenar, é capaz de contar a história de toda a humanidade. Apesar da enorme riqueza do continente, muitos países africanos apresentam baixos índices de desenvolvimento, com diversos problemas sociais, como a miséria, baixa qualidade de vida, subnutrição e o analfabetismo.
Os países africanos dividem-se em duas principais regiões — o Norte da África e a África subsaariana — e também se distribuem em:
- África Central
- África Meridional
- África Setentrional
- África Ocidental
- África Oriental
A África é um país?
Não, a África não é um país e sim um continente. Essa pergunta, apesar de parecer óbvia, implica uma questão bastante comum entre a maioria das pessoas: referir-se ao território africano como homogêneo. E não, ele não é. A África é uma das regiões mais diversas do mundo, em termos culturais, religiosos, étnicos, políticos e geográficos.
Na África existe um país chamado África do Sul. Este é responsável por cerca de um quinto da economia do continente.
África
Tudo sobre a África
Continente: África
Gentílico: Africano
Extensão territorial: 30.221.532 km2
População: 1.340.598.000
Densidade demográfica: 44,35 hab./km2
Idioma: Na África são faladas mais de mil línguas africanas, além de idiomas como o Árabe, Inglês, Francês, Português, Espanhol, Africâner, entre outros.
Países: 54 países e 7 territórios independentes
Maior país: Argélia
Menor país: Seicheles
A África divide-se em cinco grandes regiões.
Sabemos que o continente africano apresenta grande biodiversidade, assim como uma extensa diversidade cultural, étnica, religiosa e política.
História da África
A África é o berço da humanidade, pois há indícios de que o continente foi o primeiro a ser habitado por humanos. Nele foram encontrados diversos fósseis que comprovam essa teoria e também possibilitaram o estudo da evolução humana. Estima-se que a porção norte do continente seja a mais antiga do mundo, na qual se estabeleceu os povos egípcios.
O continente foi colonizado por povos europeus, como os espanhóis, portugueses e franceses. Muitos africanos foram arrancados e levados de seus países para outras partes do mundo pelos europeus, a fim de realizarem o trabalho escravo.
Assim a África foi dividida ao longo da sua colonização, segundo os interesses dos colonizadores, que ignoraram a realidade e identidade dos povos, agrupando-os em tribos com disparidades culturais. Foi após a Segunda Guerra Mundial que as colônias africanas iniciaram o seu processo de independência. Contudo, o continente ainda vive diversos conflitos territoriais e religiosos.
Atividades
01 – A África é um país ou um continente? Por qual motivo?
02 – Por que a África é considerada o berço da humanidade?
03 – Cite 3 palavras que vem a sua mente ao pensar na África:
Enviar as atividades pelo e-mail: jansersteffen@prof.educacao.sp.gov.br
Escrever no corpo do e-mail: Nome, ano, turma e qual atividade.
Atenção ao foco das fotos e se a letra está legível.
Comentários
Enviar um comentário