Professor Janser - Geografia - 3º A. Atividade 1 do 4º Bimestre - Aulas previstas: 4 - Habilidade trabalhada : Data de entrega até 05/11/2021

 Professor Janser Geografia 

Atividade 1 – 4º Bimestre:

Somente para Alunos no sistema REMOTO!

Tema: GEOGRAFIA DAS REDES MUNDIAIS

Recursos materiais: Remotamente - Ferramentas eletrônicas (internet, blog da UE, e-mail e WhatsApp); Dispositivos necessários: celular, computador etc.
Presencialmente – lousa, caderno, livro, caneta, lápis etc.

Data de entrega da atividade: até 05/11/2021

Avaliação: Formativa, durante o processo através das devolutivas das atividades.

Meio eletrônico de entrega: Enviadas para o professor através do e-mail: jansersteffen@prof.educacao.sp.gov.br

Horário de atendimento aos alunos:  das 7:00 às 18:35 horas presencialmente na UE e/ou via WhatsApp e grupos de turmas: (11) 91011-9529

Ensino Médio: 3ª série A, – 4º bimestre.

Habilidades do Currículo Paulista de Geografia:

Habilidade: Identificar elementos representativos das diferentes fases da industrialização brasileira.

Unidade temática: Os circuitos da produção.

Objeto do conhecimento: O espaço industrial brasileiro.

Texto para consulta, enviar somente as atividades!

Bom estudo!

4º BIMESTRE TEMA 1: GEOGRAFIA DAS REDES MUNDIAIS

 Caderno-do-Estudante_3ª-série_volume-2_2º-semestre

Com o objetivo de introduzirmos este tema sugerimos ao seu professor que faça a leitura do texto a seguir com a sua turma, para que compreendam a importância das Redes Mundiais no processo de Globalização. Neste momento, ao realizar a leitura você estudante, estará fortalecendo sua aprendizagem, à medida que conecta seus conhecimentos e experiências sobre o tema com a literatura da área.

 

Leitura e Análise de Texto 1.

Para que você se aproprie ainda mais do termo Globalização e Redes Mundiais e amplie o diálogo com o(a) professor e colegas da turma, sugerimos a leitura do texto.

 

De acordo com o geógrafo Milton Santos, “o espaço geográfico se constrói e se articula a partir das redes formadas por um conjunto de pontos interligados e por meio dos fluxos. Assim formam-se os diversos tipos e subtipos de redes como: digitais, urbanas, transportes, etc. Ou seja, redes geográficas é um conjunto de locais terrestres interligados que propiciam conexão de informações, mercadorias, valores, conhecimentos, culturais e morais, etc”. Os avanços originados pela Revolução Técnico-Científico-Informacional trouxeram a expansão do sistema capitalista no mundo, ultrapassando fronteiras e ampliando os horizontes de ação. Deste modo, concretizou-se o “processo de globalização”. Com a globalização as redes ganharam visibilidade no espaço geográfico mundial, no entanto, o acesso e o poder de comunicação das redes dependem das diferentes hierarquias das sociedades, estabelecidas pelo poder econômico ou político. Portanto, quem possui mais recursos usufrui mais das redes geográficas. A globalização atua por meio da consolidação de um sistema internacional, que se estrutura a partir da formação de um sistema interconectado de pontos e ligações entre eles. O processo de globalização só é possível pela existência de uma estrutura internacional, que se conecta das mais diversas formas e abordagens, sejam elas econômicas, políticas, informacionais e por meio de pessoas. Consequentemente, o fluxo é a materialização da globalização no espaço geográfico, ou seja, os fluxos materiais são todos aqueles fluxos que estão relacionados com o que podemos ver e tocar, assim eles são todos os recursos e materiais que são produzidos, importados e exportados. Os fluxos imateriais por sua vez tendem a ser menos possíveis de serem tocados, eles se caracterizaram principalmente pela informação que é capaz de fluir por diversos espaços, sem que sejamos capazes de tocá-las ou senti-las.


Atividade:

Responder as questões da página 150 Caderno-do-Estudante_3ª-série_volume-2_2º-semestre

Enviar as atividades pelo e-mail: jansersteffen@prof.educacao.sp.gov.br

Escrever no corpo do e-mail: Nome, ano, turma e qual atividade.

Atenção ao foco das fotos e se a letra está legível.

3°A GUSTAVO LIMA 
GABRIEL DIAS ANDRADE 
GIOVANNA FREITAS DA COSTA 
GABRIEL DO NASCIMENTO PANELLI 
NICOLE EDUARDA NAPOLEÃO DA SILVA 
CAMILA SILVA DO NASCIMENTO 
GUILHERME BORDONI ROCHA

Comentários

Mensagens populares deste blogue

EDUCAÇÃO FÍSICA_3º A, B e C_ Prof. Gomes - Tema: Atividade rítmica - Manifestações rítmicas ligadas à cultura jovem: Hip-Hop, Street Dance e/ou outras

Atividade Geografia 3º A – 1º Bimestre. Prof. Janser