Professor Janser - Geografia - 3º A. Atividade 1 do 4º Bimestre - Aulas previstas: 4 - Habilidade trabalhada : Data de entrega até 05/11/2021
Professor Janser Geografia
Atividade 1 – 4º Bimestre:
Somente para Alunos no sistema REMOTO!
Tema:
Recursos materiais: Remotamente - Ferramentas eletrônicas (internet, blog da UE, e-mail e WhatsApp); Dispositivos necessários: celular, computador etc.
Presencialmente – lousa, caderno, livro, caneta, lápis etc.
Data de entrega da atividade: até 05/11/2021
Avaliação: Formativa, durante o processo através das devolutivas das atividades.
Meio eletrônico de entrega: Enviadas para o professor através do e-mail: jansersteffen@prof.educacao.sp.gov.br
Horário de atendimento aos alunos: das 7:00 às 18:35 horas presencialmente na UE e/ou via WhatsApp e grupos de turmas: (11) 91011-9529
Ensino Médio: 3ª série A, – 4º bimestre.
Habilidades do Currículo Paulista de Geografia:
Habilidade: Identificar elementos representativos das diferentes fases da industrialização brasileira.
Unidade temática: Os circuitos da produção.
Objeto do conhecimento: O espaço industrial brasileiro.
Texto para consulta, enviar somente as atividades!
Bom estudo!
4º BIMESTRE TEMA 1: GEOGRAFIA DAS
REDES MUNDIAIS
Com o objetivo de introduzirmos este
tema sugerimos ao seu professor que faça a leitura do texto a seguir com a sua
turma, para que compreendam a importância das Redes Mundiais no processo de
Globalização. Neste momento, ao realizar a leitura você estudante, estará
fortalecendo sua aprendizagem, à medida que conecta seus conhecimentos e
experiências sobre o tema com a literatura da área.
Leitura e Análise de Texto 1.
Para que você se aproprie ainda mais
do termo Globalização e Redes Mundiais e amplie o diálogo com o(a) professor e
colegas da turma, sugerimos a leitura do texto.
De acordo com o geógrafo Milton
Santos, “o espaço geográfico se constrói e se articula a partir das redes
formadas por um conjunto de pontos interligados e por meio dos fluxos. Assim
formam-se os diversos tipos e subtipos de redes como: digitais, urbanas,
transportes, etc. Ou seja, redes geográficas é um conjunto de locais terrestres
interligados que propiciam conexão de informações, mercadorias, valores,
conhecimentos, culturais e morais, etc”. Os avanços originados pela Revolução
Técnico-Científico-Informacional trouxeram a expansão do sistema capitalista no
mundo, ultrapassando fronteiras e ampliando os horizontes de ação. Deste modo,
concretizou-se o “processo de globalização”. Com a globalização as redes
ganharam visibilidade no espaço geográfico mundial, no entanto, o acesso e o
poder de comunicação das redes dependem das diferentes hierarquias das
sociedades, estabelecidas pelo poder econômico ou político. Portanto, quem
possui mais recursos usufrui mais das redes geográficas. A globalização atua
por meio da consolidação de um sistema internacional, que se estrutura a partir
da formação de um sistema interconectado de pontos e ligações entre eles. O
processo de globalização só é possível pela existência de uma estrutura
internacional, que se conecta das mais diversas formas e abordagens, sejam elas
econômicas, políticas, informacionais e por meio de pessoas. Consequentemente,
o fluxo é a materialização da globalização no espaço geográfico, ou seja, os
fluxos materiais são todos aqueles fluxos que estão relacionados com o que
podemos ver e tocar, assim eles são todos os recursos e materiais que são
produzidos, importados e exportados. Os fluxos imateriais por sua vez tendem a
ser menos possíveis de serem tocados, eles se caracterizaram principalmente
pela informação que é capaz de fluir por diversos espaços, sem que sejamos
capazes de tocá-las ou senti-las.
Atividade:
Responder as questões da página 150 Caderno-do-Estudante_3ª-série_volume-2_2º-semestre
Enviar as atividades pelo e-mail: jansersteffen@prof.educacao.sp.gov.br
Escrever no corpo do e-mail: Nome, ano, turma e qual atividade.
Atenção ao foco das fotos e se a letra está legível.
Comentários
Enviar um comentário